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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10730
Tipo: | Dissertação |
Título: | A educação de adultos - instrumento de exclusão ou democratização? : um estudo sobre a evasão em cursos de educação básica para adultos |
Autor(es): | Ragonesi, Marisa Eugenia Melilo Meira |
Primeiro Orientador: | Sandoval, Salvador |
Resumo: | Este trabalho se propõe a analisar o fenômeno da evasão em cursos de educação básica para adultos e jovens de forma a levantar algumas questões que possam subsidiar uma reflexão mais rigorosa acerca dos possiveis caminhos que possam levá-los a se constituir em um efetivo instrumento de democratização social e educacional. Para tanto, foram trabalhados os seguintes aspectos: 1. Análise da, história da educação de adultos no Brasil que permitiu uma compreensão mais abrangente do quadro atual onde, tanto ao nivel do setor público quanto ao nivel das experiências não formais, os resultados das ações na área tem apresentado resultados muito abaixo das expectativas; 2. Elaboração de um conjunto de referências que possibilitou uma caracterização mais ampla do fenômeno da evasão, tal como se apresenta no cenário da educação de adultos no Estado de são Paulo; 3. Realização de um estudo da evasão em seus variados aspectos e em sua historicidade enquanto fato social na realidade concreta do trabalho desenvolvido pela Divisão Municipal de ção de Adultos e Jovens de Bauru. Este estudo envolveu tres pontos principais: caracterização da Divisão; construção de uma caracterização dos alunos evadidos em 1987 e 1988; e a realização de entrevistas com alunos evadidos. Os resultados obtidos neste trabalho demonstram! que a evasão deve ser compreendida como uma sintese de múltiplas determinações onde se somam fatores de ordem politica, ideológica, social, econômica, psicológica e pedagógica. A constatação da complexidade deste fenômeno indica que sua resolução exige modificações profundas no tipo de atendimento que tradicional e historicamente se tem dado à população analfabeta no Brasil. Neste trabalho procuramos apontar algumas medidas que são necessárias, ainda que insuficientes, para a reversão do quadro atual ou, pelo menos, para a minimização dos problemas que se apresentam |
Palavras-chave: | Educacao de adultos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação |
Citação: | Ragonesi, Marisa Eugenia Melilo Meira. A educação de adultos - instrumento de exclusão ou democratização? : um estudo sobre a evasão em cursos de educação básica para adultos. 1990. 316 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1990. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10730 |
Data do documento: | 30-Nov-1990 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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