REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10732
Tipo: Dissertação
Título: A escola nas páginas dos jornais: o discurso da qualidade do ensino na Folha de S.Paulo - 1996-2006
Autor(es): Melo, Lílian Sanches
Primeiro Orientador: Bontempi Junior, Bruno
Resumo: Nesta pesquisa analisam-se as matérias sobre educação no jornal Folha de S.Paulo, com vistas a identificar a natureza das discussões nele desenvolvidas acerca do conceito de qualidade do ensino na educação básica. Trata-se de investigar quem fala, o que se fala e como se fala, considerando a hipótese que esse discurso tem força decisiva nas representações sobre a escola pública brasileira. Delimitou-se este estudo às matérias publicadas na década subseqüente à promulgação da atual LDB 9394 1996 a 2006, período em que se criam as avaliações de rendimento escolar em grande escala. As matérias foram divididas de acordo com o tipo de discurso produzido: pedagógico, econômico e político, e de modo geral, mostram que a discussão da qualidade do ensino como necessidade para o desenvolvimento econômico, visto nessa ordem, justifica e conforma o conteúdo das discussões sob uma ótica economicista. No jornal essa conformação aparece, especialmente, na sessão Tendências e Debates representada por agentes dos campos político, empresarial e econômico, em opiniões que homogeneízam esse tipo de discurso e no espaço que o jornal anuncia como local que acolhe a diversidade de opinião da sociedade civil. A análise do material esteve apoiada nos conceitos de campo jornalístico e poder simbólico enunciados por Pierre Bourdieu
Abstract: In this work it is analyzed the articles about education in the Folha de S. Paulo newspaper, with the goal to identify the nature of the developed discussions about the concept of quality of basic education. It is investigated who talks, what is discussed and how the discussion is performed, considering the hypothesis that this discourse have main importance in the representations about Brazilian Public Scholl. This study is delimited to the articles published in the following years to the promulgation of the present LDB 9324- 1996 until 2006, period in which the school national exams in great scale are created. The articles were divided according to the type of the discourse produced: politician, economic and pedagogical, and in a general way, show that the discussion of the quality of education as the need for economic development, observed in this sequence, justify and conform the content of discussions under a economical view. In the newspaper, this conformation appears, specially, in the Tendências e Debates section represented by agents of the politician, enterprise and economic fields, in opinions that homogenize this kind of discourse and in a space that the newspaper announces as the local which receives the diversity of the opinions of the civil society. The material analyses was based mainly on the concepts of journalistic field and symbolic power defined by Pierre Bourdieu
Palavras-chave: Qualidade do ensino
Grande imprensa
Quality of education
Mainstream press
Folha de S. Paulo (Jornal)
Gestao da qualidade total na educacao -- Brasil - Cobertura jornalistica
Jornalismo -- Aspectos sociais -- Brasil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Melo, Lílian Sanches. A escola nas páginas dos jornais: o discurso da qualidade do ensino na Folha de S.Paulo - 1996-2006. 2009. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10732
Data do documento: 24-Mar-2009
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lilian Sanches Melo.pdf480,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.