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Tipo do documento: Dissertação
Título: Escola Americana de Curitiba (1892-1934): um estudo do americanismo na cultura escolar
Autor: Abreu, Geysa Spitz Alcoforado de 
Primeiro orientador: Warde, Mirian Jorge
Resumo: Este trabalho, de cunho historiográfico, tem como objetivo contribuir para a análise do modelo escolar norte-americano, implantado no Brasil por missionários presbiterianos, por meio da reconstituição histórica da Escola Americana de Curitiba, no período compreendido entre 1892 a 1934. Para apreender os processos de circulação dos padrões escolares norte-americanos, este estudo analisa as práticas educativas da Escola Americana de Curitiba na perspectiva da Cultura Escolar. Os objetivos específicos são: evidenciar as razões do investimento presbiteriano no Paraná; analisar o processo de implantação da Escola Americana de Curitiba; examinar os padrões de organização administrativa e pedagógica dessa instituição, identificar o corpo docente (formação; formas de recrutamento); identificar o tipo de clientela a qual a escola se destinou; examinar outros aspectos da cultura escolar, materializados por objetos (mobiliário; livros, materiais didáticos), programas de ensino, organização, disposição e distribuição interna dos espaços, organização dos alunos, rituais escolares (avaliação; classificação etc. bem como verificar as repercussões do modelo escolar norte-americano no âmbito da cultura paranaense. Este estudo permitiu apreender a presença de um padrão pedagógico diferençado no Paraná. Possibilitou ainda interrogar o caminho percorrido pelas ressonas do ensino público paranaense no inicio do século XX que não tomaram a Escola Americana de Curitiba como referente, mas sim a escola pública paulista na qual uma cultura pedagógica americanista estava sendo sedimentada. Para a realização do trabalho, foram utilizadas fontes legais, encontradas no Departamento Estadual de Arquivo Público do Paraná - DEAP, na Divisão de Pesquisa Histórica e Publicações - PAR, tais como: Coleção de Leis, Decretos, Actos e Regulamentos; Relatórios de instrução Pública; alguns documentos encontrados no arquivo do Centro Histórico do Instituto Presbiteriano Mackenzie; diversas fontes escolares encontradas no acervo da Escola Americana de Curitiba; além das fontes da Divisão de Documentação Paranaense, da Biblioteca Pública do Paraná. Esta dissertação se inscreve no projeto de pesquisa "Americanismo e Educação: a fabricação do 'homem novo"'
Abstract: The objective of this dissertation, which has an historiographical character, is to contribute to the analysis of the north-american school model, established in Brazil by Presbyterian missionaries. This will be done through the historic reconstitution of the American School of Curitiba, for the period between 1892 and 1934. In order to apprehend the circulation processes of the north-american school patterns, this study analyses the educational practices of the American School of Curitiba within the perspective of School Culture. The specific objectives are: to evidence the reasons for the Presbyterian investment in Paraná; to analyze the process of establishing the American School of Curitiba; to examine the administrative and pedagogic organizational patterns of that institution; to identify the staff ( education, hiring procedures); to identify the type of clientele for which the schoo1 was meant; to examine other aspects of the school culture, materialized ;n objects (furniture, books, didactic materials) teaching programs, organization, arrangement and internal distribution of space, organization of students, school rituals ( eva1uation, classification ) etc. as well as to examine the repercussions of the north - American school model within the domain of Paraná culture This study allowed to apprehend the presence of a pedagogic pattern differentiated in Paraná. It still facilitated to interrogate the way traveled by the reforms of the public education in Paraná in the beginning of the century XX that didn t take the American School of Curitiba as reference, but the public school from São Paulo in which a pedagogic culture of American pattern was being consolidated. In order to carry out this research, legal sources were used. These were found in the State Department of Public Records of Paraná - DEAP, in the Division of Historic Research and Publications - DPAP. These sources include: collections of laws, decrees, acts and regulations; public instruction reports; a few documents found in the records of the Historic Center of the Mackenzie Presbyterian Institute, various school sources found in the collection of the American School of Curitiba; besides the sources from the Division of Paraná Documentation of the Public Library of Paraná. This dissertation is part of the research project "Americanism and Education: the making of the 'new man
Palavras-chave: Paraná
American School
Presbyterianism
Escola Americana de Curitiba
Presbiterianismo
Cultura escolar
Acao missionaria
Protestantismo missionario
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Abreu, Geysa Spitz Alcoforado de. Escola Americana de Curitiba (1892-1934): um estudo do americanismo na cultura escolar. 2003. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10755
Data de defesa: 30-Nov-2003
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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