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Tipo do documento: Tese
Título: Práticas de Professores do Ensino Regular com alunos surdos inseridos: entre a Democratização do acesso e permanência qualificada e a reiteração da incapacidade de aprender
Autor: Oliveira, Mércia Aparecida da Cunha
Primeiro orientador: Marin, Alda Junqueira
Resumo: Esta pesquisa teve como questão norteadora a preocupação em saber como estão atuando os professores de classes regulares que recebem alunos oriundos de classes especiais ou com deficiências. O objetivo central foi o de investigar as ações efetivadas e as manifestações dos professores de classes comuns, ciclo II, de uma escola pública estadual com alunos surdos inseridos em suas classes. Partiu-se do pressuposto que a atuação docente, mesmo com as ações desenvolvidas em favor da inserção de alunos surdos nas classes comuns assim como suas manifestações está submetida à cultura da marca diferenciadora e separação desses alunos. A fonte da pesquisa foram os professores do ciclo II, professores de Educação Especial e o Plano de Gestão da Escola. Os dados foram obtidos no ano de 2003 junto a 10 professores em uma escola do Vale do Paraíba, estado de São Paulo, por meio de observações das aulas, de entrevistas realizadas com esses professores e de atividades desenvolvidas na escola. A análise dos dados foi realizada com auxílio de estudos de Pierre Bourdieu, de Viñao Frago, de Gimeno Sacristán, de Pérez Gómez e de Hargreaves. Os resultados da pesquisa apontaram que a atuação e manifestações dos professores ainda são baseadas na crença expressa pelas expectativas de que os surdos são incapazes de aprender e agir como jovens normais, constituindo práticas sedimentadas ao longo do século dentro e fora das escolas: há duas modalidades de inserção (parcial e total); diversidade de atuação dos professores, mistura de ação de professores das classes regulares e classe especial; enormes dificuldades na organização para o atendimento de alunos surdos e ouvintes
Abstract: This work investigates the behaviour of standard school curricula teachers, whose classrooms include students coming from the special education system or simply with special needs. It mainly focused teacher´s attitudes and views in the last four grades of a state elementary school that had deaf pupils. The initial assumption was that, in spite of the policies to promote the inclusion of the deaf in the ordinary school system, teachers often express views and behave in a certain manner that reflect a culture based on difference and divide. My information sources were the School Plan of Action and both special education and ordinary systema teachers. The data were collected in the year 2003 in a School of the south Parahyba River Valley, State of São Paulo, throughout the observation of school activities and interviews with ten teachers. The analyses herein made are based on the works by Pierre Bourdieu, Viñao Frago, Gimeno Sacristán, Pérez Gómez and Hargreaves. The results show that teachers still base their actions and views on the explicit assumption that the deaf are not capable of learning or of having initiative like their hearing colleagues. Teacher´s attitudes constitute a more than one hundred year old set of sedimentary practices inside and outside the school system: there are two types of insertion (partial and full); diversity of teacher´s attitudes, mixture of ordinary system and special education attitudes; tremendous difficulties in the organization to meet the needs of both deaf and hearing students
Palavras-chave: inclusão de aluno surdo
cultura escolar
práticas docentes
ensino fundamental ciclo II
deaf student include
scholar culture
teacher´s practices
fundamental teaching
Inclusão em educação
Surdos - Educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Oliveira, Mércia Aparecida da Cunha. Práticas de Professores do Ensino Regular com alunos surdos inseridos: entre a Democratização do acesso e permanência qualificada e a reiteração da incapacidade de aprender. 2005. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10794
Data de defesa: 27-Jul-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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