???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10903
Tipo do documento: Tese
Título: Curso de Madureza: matemática pela televisão - décadas de 1960 e 1970
Autor: Lima, Flainer Rosa de 
Primeiro orientador: Ag Almouloud, Saddo
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo estudar o Curso de Madureza, que foi elaborado para ser transmitido pela televisão, com apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, do Ministério da Educação e Cultura MEC e com emissão da TV Cultura. Foi desenvolvido a partir de uma lei que impulsionou a TV Educativa. A finalidade deste estudo é entender como um curso pela televisão, pode se caracterizar como escola com ou sem professor. Sendo que os primeiros cursos realizados a partir de 1965 contavam com uma equipe de professores que ministravam aulas em escolas tradicionais. A professora Marília Antunes Alves coordenadora do mesmo e representante Serviço de Educação e Formação pelo Rádio e Televisão SEFORT conseguiu recursos para aprimorar este curso. E a partir de 1970, este apresentou um novo formato, com atores e equipe especializada em televisão. A professora Maria Lúcia Smith elaborou o conteúdo da disciplina de matemática, que é o foco desta tese, das teleaulas e dos fascículos disponibilizados aos alunos. Estes eram muito semelhantes, sendo que o material escrito representava o roteiro para o curso televisionado. Uma das diferenças entre esses scripts é a inclusão de exercícios nos materiais escritos, uma oportunidade para os alunos aplicarem o que tinham aprendido. Os tópicos deste curso se assemelham com as Sugestões para um Roteiro de Programa para a Cadeira de Matemática, publicado em 1965, no Diário Oficial, o que parece ser um exemplo a ser seguido pelas escolas da época. Os participantes do GEEM elaboraram esta proposta, bem como os Assuntos Mínimos em 1962. O que demonstrou vestígios evidentes da influência da Matemática Moderna na configuração do Madureza. Outro sinal foi a participação dos professores Sangiorgi e Liberman nos primeiros cursos televisionados
Abstract: The aim of the present research is to study the Curso de Madureza that was prepared to be broadcast on TV Cultura with the support of Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, of Ministério da Educação e Cultura MEC. It was developed due to a law that stimulated the TV Educativa. The aim of this study is to understand how a TV-broadcast course can be characterized as a school with or without a teacher, being that the first courses has happened since 1965 with a team of teachers who used to teach in traditional schools. Teacher Marília Antunes Alves, coordinator of this project and representative of Serviço de Educação e Formação pelo Rádio e Televisão SEFORT, gathered resources to improve this course and from 1970 on it had a new format with actors and a team of experts on TV. The teacher Maria Lúcia Smith organized the content of the discipline of Math, which is the focus of this thesis, of the TV-broadcast classes and the available fascicles to the students. These were very similar to one another, being the written material used as the script for the TV-broadcast courses. One of the differences among these scripts is the insertion of the exercises in the written materials, an opportunity to the students put into practice what they have learned. The topics of this course are like the Sugestões para um Roteiro de Programa para a Cadeira de Matemática, published in 1965 on Diário Oficial and seem to be an example to be followed by the schools of that time. The GEEM participants prepared this proposal as well as the Assuntos Mínimos in 1962 and showed clear traces of the influence of Modern Math in the settings of Madureza. Another sign of this is the participation of the teachers Sangiorgi and Liberman in the first TV-broadcast courses
Palavras-chave: Educação matemática
História da educação matemática
Teleducação
Curso de Madureza
Movimento da Matemática Moderna
Mathematics education
Mathematics education history
Teleducação
Education for television
The Modern Mathematics Movemen
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Lima, Flainer Rosa de. Curso de Madureza: matemática pela televisão - décadas de 1960 e 1970. 2011. 218 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10903
Data de defesa: 6-Dec-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Flainer Rosa de Lima.pdf3,78 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.