Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10930
Tipo: | Tese |
Título: | Joaquim Gomes de Souza (1829-1864): a construção de uma imagem de Souzinha |
Autor(es): | Araujo, Irene Coelho de |
Primeiro Orientador: | Igliori, Sonia Barbosa Camargo |
Resumo: | Esta tese apresenta uma investigação sobre a vida e as obras de Joaquim Gomes de Souza com vistas à construção de uma imagem desse personagem mais conhecido na História da Matemática brasileira como Souzinha (1829-1864). Para tanto, debatemos algumas das ações que levam uma pessoa a se tornar importante para a História, como são registrados os acontecimentos que a fizeram se tornar nome de rua, nome de escolas, praças, razões do por que alguém escreveu livros sobre a pessoa, realizou homenagens públicas e construiu monumentos dela. Adotamos como suporte teórico e metodológico elementos da Análise de Discurso Francesa (ADF), buscando tanto aproximar das concepções de Foucault e Bakthin, quanto relacionar História e Linguística, fugindo da percepção da transparência da linguagem e da ilusão do entendimento das variadas formas de expressões possíveis por meio dos códigos linguísticos. Em busca de formas de lidar com as noções discursivas, sua significação, seu sentido e seu uso na História, tomamos a decisão de estudar pontos de vista de historiadores, filósofos e linguistas com vistas a auxiliar na efetivação do trabalho. A conclusão a que chegamos é de que uma imagem de Souzinha não se resume ao que ele de fato produziu em termos de obras fantásticas ou perfeitas. Os fatos, as tradições, crenças, prestígio familiar, os valores presentes no século XIX, a forma de escrita das biografias foram fatores que permitiram a sua inserção na história |
Abstract: | This thesis presents an investigation about Joaquim Gomes de Souza s life and works in order to construct the profile of the character - better known in Mathematics Brazilian s history as Souzinha (1829-1864). Thereunto, we ve discussed some of the actions that lead a person to become important to the history and how the events that made this person to become street name, name of schools, parks are recorded. We also have discussed the reasons why someone wrote books, made public tributes and monuments about this person. The theoretical-methodological approach of the French line of Discourse Analysis was adopted in the reflection on the corpus in order to approach Foucault s and Bakhtin s concepts relating them to history and linguistics, avoiding the language transparency perception and illusion of understanding several forms of possible expressions through linguistic codes. In search of ways to deal with discursive notions regarding to significance, meaning and use in history we ve studied the views of historians, philosophers and linguists as a support for the execution of the work. We reached the conclusion that Souzinha s profile is not limited to what he actually produced concerning to fantastic and perfect works. The facts, traditions, beliefs, family prestige and values present in the nineteenth century and the way biographies were written were elements that allowed his inclusion in the story |
Palavras-chave: | Souzinha História da matemática Análise de discurso Construção da imagem Mathematics history Discourse analysis Profile construction Souza, Joaquim Gomes de -- 1829-1864 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
Citação: | Araujo, Irene Coelho de. Joaquim Gomes de Souza (1829-1864): a construção de uma imagem de Souzinha. 2012. 155 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10930 |
Data do documento: | 10-Ago-2012 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Irene Coelho de Araujo.pdf | 5,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.