???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1098
Tipo do documento: Dissertação
Título: A instalação e desenvolvimento de um Cluster comercial gerando diferencial competitivo: estudo de caso no setor da cadeia produtiva do algodão
Autor: Fracaroli, Fernando 
Primeiro orientador: Joao, Belmiro do Nascimento
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar se diante da realidade administrativa, tecnológica e comercial a instalação um cluster comercial pode gerar um diferencial competitivo para as organizações, onde através da pesquisa bibliográfica e de multicasos foi possível concluir que em se tratando de atuação, entrada no mercado, desenvolvimento e produção, a criação e desenvolvimento de um cluster comercial se torna como uma estratégia de mercado a cada dia mais dentro do cenário brasileiro. Isso foi conclusivo, mesmo percebendo lacunas de dificuldades para a lucratividade maior dentro de um cluster, esse se sobressai quando as organizações participantes são menores, desprovidas de preparo para o mercado, no que o cluster comercial é uma verdadeira alavanca. Competir e cooperar simultaneamente tornando prático o conceito de coopetição foi a estratégia que muitas empresas nacionais aderiram para estarem hoje atuantes no mercado concluindo que essa é uma estratégia competitiva valida e ainda muito em voga e a crescer no país
Abstract: This study aimed to examine whether on the administrative, technological and business reality installing a commercial cluster can generate a competitive advantage for organizations, which through the literature search and multicases was possible to conclude that when it comes to performance, market entry development and production, the creation and development of a commercial cluster becomes like a market strategy every day more in the Brazilian scenario. That was conclusive and exhaustive, random noticing gaps difficulties for greater profitability within a cluster, this excels when the participating organizations are smaller, devoid of preparation for the market, in that the cluster is a commercial real leverage. Compete and cooperate simultaneously making practical the concept of competition strategy that was many national companies have joined for working in the market today are concluding that this is a valid competitive strategy and still very much in vogue and grow in the country
Palavras-chave: Coopetição
Cooperação
Competição
Rede de empresas
Cluster empresariais
Coopetition
Cooperation
Competition
Enterprise network cluster
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Fracaroli, Fernando. A instalação e desenvolvimento de um Cluster comercial gerando diferencial competitivo: estudo de caso no setor da cadeia produtiva do algodão. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1098
Data de defesa: 18-Mar-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernando Fracaroli.pdf661,34 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.