REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10994
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarcelino, Silvio de Brito-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4386809T0por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Gerson Pastre de-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:57:31Z-
dc.date.available2014-07-28-
dc.date.issued2014-05-13-
dc.identifier.citationMarcelino, Silvio de Brito. Adquirir fluência e pensar matemática com tecnologias: uma abordagem com o superLogo. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10994-
dc.description.resumoEste trabalho descreve uma investigação sobre o uso do software SuperLogo por um grupo de professores da Educação Básica de escolas públicas do Estado de São Paulo, especificamente no sentido de compreender de que maneira os mesmos, em atividade sobre problemas matemáticos, adquirem fluência no uso da interface, pensam as questões matemáticas a partir do emprego da tecnologia digital, bem como desenvolvem/exploram temas matemáticos na perspectiva do artefato computacional. O quadro teórico do estudo teve por referência a Teoria das Situações Didáticas, o construto seres-humanos-com-mídias e a teoria do ciclo (uso de tecnologias para ensinar e aprender Matemática). A pesquisa teve caráter qualitativo, e as análises foram realizadas sob o ponto de vista da análise de conteúdo, empregando quatro sessões, realizadas em laboratório de informática de uma escola pública, e tendo por instrumentos de coleta de dados entrevistas informais, um questionário, uma sequência de atividades realizadas com suporte tecnológico não digital (lápis e papel) e uma sequência didática por meio de problemas que deveriam ser resolvidos no âmbito do SuperLogo. Os resultados indicam que os professores puderam ampliar as conexões entre o conhecimento matemático de que dispunham e o desenvolvimento de fluência em relação à interface, bem como passaram a expressar pensamentos que indicavam a conexão de seus conhecimentos com o uso do software, o que os levou a cogitar no emprego de tais recursos com seus grupos de estudantes, no desenvolvimento de temas matemáticospor
dc.description.abstractThis paper describes an investigation into the use of software SuperLogo by a group of teachers of basic education in public schools of the State of São Paulo, specifically in order to understand how these teachers in activity on mathematical problems, acquire fluency in the use of interface, think math questions from the use of digital technology as well as develop / explore mathematical topics from the perspective of computational artifact. The theoretical framework of the study had by reference the Theory of Didactical Situations, the humans-with-media construct and cycle theory (use of technologies for teaching and learning mathematics). The research had qualitative approach, and analyzes were carried out from the point of view of content analysis, employing four sessions, held in a computer lab at a public school, and having by instruments for data collecting informal interviews, a questionnaire, a sequence of activities supported by non-digital technology (pencil and paper) and a didactical sequence built with problems that should be solved with the SuperLogo software. The results indicate that teachers could expand connections between mathematical knowledge available to them and the development of fluency in relation to the interface, and began to express thoughts that indicated the connection of their knowledge with the use of software, which led them to considerate the use of such resources with their student groups in the development of mathematical topicseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24225/Silvio%20de%20Brito%20Marcelino.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSuperLogopor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectTeoria das situações didáticaspor
dc.subjectTeoria do ciclopor
dc.subjectLogo programming languageeng
dc.subjectDigital technologieseng
dc.subjectMathematics teachingeng
dc.subjectTheory of didactical situationseng
dc.subjectCycle theoryeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleAdquirir fluência e pensar matemática com tecnologias: uma abordagem com o superLogopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silvio de Brito Marcelino.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.