Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11023
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação externa e em larga escala: o entendimento de professores que ensinam matemática na educação básica |
Título(s) alternativo(s): | External and larg-scale assessments: the understanding of teachers who teach mathematics in basic education |
Autor(es): | Cola, André Ricardo |
Primeiro Orientador: | Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira |
Resumo: | A ideia central dessa pesquisa foi investigar o entendimento de professores, que ensinam matemática na educação básica, acerca das avaliações externas e em larga escala. Os pressupostos teóricos que embasaram as reflexões e análises pautaram-se na avaliação da aprendizagem, avaliação em educação matemática e avaliações externas e em larga escala. Os principais trabalhos utilizados como referência em cada uma das áreas são, respectivamente: Almeida e Franco (2011), Arredondo e Diago (2009), Fernandes (2009), Buriasco e Soares (2012), Cury (2009), Sameshima (2008), Moraes e Moura (2009), Amaro (2013), Bonamino e Sousa (2012), Dantas (2009), Horta Neto (2010a,b), Rosistolato e Viana (2014). A metodologia adotada para o desenvolvimento da investigação foi a pesquisa de abordagem qualitativa, com procedimento de coleta dos dados realizado por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos mostraram que o entendimento, por parte dos entrevistados, acerca dos processos avaliativos que permeiam o ambiente escolar é bastante superficial e os equívocos identificados em diversos conceitos que circunscrevem as avaliações externas e de larga escala pode acarretar em prejuízos à ação pedagógica. No âmbito da educação matemática, a pesquisa revelou que as avaliações externas e em larga escala acabam incorporando elementos de uma prática avaliativa tradicional, que não privilegia a perspectiva do erro como oportunidade para superação de saberes não dominados |
Abstract: | The main idea of this research was to investigate teachers comprehension who teach mathematics in basic education about external and large-scale assessments. The theoretical assumptions that supported the reflections and analyses were based on the learning evaluation, assessment in mathematics education and external and large-scale assessments. The main papers used as a reference in each of the areas are respectively: Almeida and Franco (2011), Arredondo and Diago (2009), Fernandes (2009), Buriasco and Soares (2012), Cury (2009), Sameshima (2008) , Moraes and Moura (2009), Amaro (2013), Bonamino and Sousa (2012), Dantas (2009), Horta Neto (2010a, b), Rosistolato and Viana (2014). The methodology adopted for the development of the research was the qualitative approach, with data collection procedure performed through semi-structured interviews. The results showed that the interviewers understanding about the evaluation processes that permeate the school environment is very superficial and misunderstandings identified in various concepts that circumscribe the external and large-scale assessments can result in damage to the pedagogical action. In mathematics education, the survey revealed that the external and large-scale assessments incorporate elements of a traditional evaluation practice, which does not favor the error perspective as an opportunity to improve knowledge that was not well acquired |
Palavras-chave: | Avaliação educacional Avaliação em larga escala Avaliação em educação matemática Educational evaluation Large-scale assessment Assessment in mathematics education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
Citação: | Cola, André Ricardo. External and larg-scale assessments: the understanding of teachers who teach mathematics in basic education. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11023 |
Data do documento: | 16-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andre Ricardo Cola.pdf | 818,88 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.