Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11170
Tipo: | Dissertação |
Título: | A experiência norte-americana de fusão da aritmética, álgebra e geometria e sua apropriação pela educação matemática brasileira |
Autor(es): | Miranda, Marilene Moussa |
Primeiro Orientador: | Valente, Wagner Rodrigues |
Resumo: | O trabalho estuda a experiência norte-americana de fusão da Aritmética, Álgebra e Geometria e sua influência na Educação Matemática Brasileira. São analisadas algumas modificações ocorridas no ensino secundário norte-americano, durante o período compreendido entre 1890 a 1930, e o modo como o professor Euclides Roxo apropria-se dessas iniciativas ao apresentar sua proposta de alteração na seriação do curso secundário do Colégio Pedro II criando a disciplina Matemática. Ao final é feito um estudo comparativo das propostas para o ensino de Matemática nos EUA e no Brasil concluindo por justificar o fracasso dessas duas reformas, em contextos diferentes, que visavam fundir os ramos matemáticos para o ensino |
Abstract: | This dissertation is a study on the North American experiment of merging subjects such as Arithmetic, Algebra and Geometry, and the influence of this experiment over the Mathematic education in Brazil. We have analyzed a few changes occurred in the secondary school in North America between 1890 and 1930, and also how Professor Euclides Roxo used that initiative as he presented his proposal for a change in the curriculum of the D. Pedro II Secondary School, creating the subject of Mathematics. We finally make a comparative analyzes of the proposals on the teaching of Mathematics both in Brazil and in the USA. In our conclusion, we justify the lack of success of both proposals, in two different contexts, whose purpose was to merge the different branches of Mathematic for teaching |
Palavras-chave: | Educação matemática História da matemática Movimento de Chicago e Breslich Reforma Francisco Campos e Euclides Roxo Mathematic education History of mathematics Chicago and Breslich Movements Francisco Campos and Euclides Roxo Reformation Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
Citação: | Miranda, Marilene Moussa. A experiência norte-americana de fusão da aritmética, álgebra e geometria e sua apropriação pela educação matemática brasileira. 2003. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11170 |
Data do documento: | 16-Dez-2003 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_marilene_moussa_miranda.pdf | 284,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.