Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11177
Tipo: | Dissertação |
Título: | As 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linear |
Autor(es): | Padredi, Zoraide Lúcia do Nascimento |
Primeiro Orientador: | Machado, Silvia Dias Alcântara |
Resumo: | Este trabalho objetivou investigar recursos meta sugeridos por professores para facilitar a compreensão da noção de base de um espaço vetorial. Foram realizadas entrevistas com 6 professores universitários. A análise dessas entrevistas utilizou como suporte teórico os trabalhos do grupo francês composto por Dorier, Robert, Robinet e Rogalski, sobre alavancas meta , assim como os princípios de Harel para ensino e aprendizagem da Álgebra Linear. Concluiu-se, com a indicação de diversos recursos meta que são passíveis de se tornarem alavancas para a compreensão dos alunos |
Abstract: | The purpose of this work is to investigate meta resources suggested by teachers, to contribute to the students better comprehension of the notion of basis of vectorial space. In doing so, six teachers were interviewed. The analysis of the interviews supported by Dorier, Robert, Robinet and Rogalski ideas about meta lever and the Harel s principles for the teaching and learning of Linear Algebra. The conclusion presents different Meta resources that could became meta lever for students better comprehension |
Palavras-chave: | Álgebra linear Base Metaconhecimento matemático Alavanca meta Entrevista Linear algebra Basis Metacognition Meta lever Interview Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino Algebra linear |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
Citação: | Padredi, Zoraide Lúcia do Nascimento. As 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linear. 2003. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11177 |
Data do documento: | 19-Dez-2003 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_zoraide_lucia_padredi.pdf | 654,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.