???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11355
Tipo do documento: Dissertação
Título: A compreensão de alunos, ao final do ensino médio, relativa ao conceito de variável
Autor: Rodrigues, Daniela Milaneze 
Primeiro orientador: Silva, Benedito Antonio da
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar a compreensão de alunos do terceiro ano do Ensino Médio a respeito do conceito de variável. Para o seu desenvolvimento, foi utilizada uma ferramenta teórico-metodológica denominada modelo 3UV, elaborada pelas pesquisadoras Trigueros e Ursini (2001). Tal modelo apresenta uma decomposição do conceito de variável em seus três principais usos em álgebra elementar - incógnita, número genérico e variáveis relacionadas, ou variáveis em relação funcional e as habilidades essenciais à compreensão de cada um deles para a aquisição do conceito de variável. Essa ferramenta serviu como guia na elaboração de um questionário contendo 22 itens, envolvendo o emprego dos três usos da variável. As questões formuladas exigiram as capacidades de simbolização, manipulação e interpretação dos alunos relativas à variável em seus três usos, juntamente com a mobilização das habilidades sugeridas no modelo 3UV. Com base nos dados coletados, por meio do questionário e das entrevistas realizadas após sua aplicação, observou-se que os estudantes não apresentaram dificuldades em interpretar, simbolizar e manipular a variável como incógnita. Por outro lado, a compreensão da variável como número genérico e em relação funcional demonstrou lacunas, as quais estão diretamente relacionadas à falta de explicitação de algumas das habilidades específicas de manipulação e de interpretação apresentadas no modelo 3UV como necessárias à compreensão do conceito. Dessa forma, tal investigação possibilitou o apontamento de dificuldades dos alunos ao lidar com problemas em que o conceito de variável fazia-se presente, indicando, para o desenvolvimento de futuras pesquisas, as habilidades que deveriam ser melhor exploradas no processo de ensino para favorecer sua compreensão
Abstract: The aim of this research was to investigate the third year of high school students´ comprehension of the concept of variable. For its development, it was used a theoretical framework called 3UV model formulated by researchers Trigueros e Ursini (2001). The model involves a decomposition of the concept of variable in its three main uses in elementary algebra unknown, general number and related variables, that is, variables in functional relationship and the essential abilities to comprehend each of them to acquire the concept of variable. This theoretical framework was used as guideline in the design of a questionnaire with 22 items, in which the three uses of variable were used. The questions demanded the capabilities of symbolization, manipulation and interpretation from the students related to the three uses of variable, jointly with the mobilization of the abilities that the 3UV model suggests. According to data collected, through the questionnaire and the interviews, which were realized after the application of the first, it was noticed that the students didn t show difficulties to interpret, symbolize and manipulate the variable as unknown. On the other hand, the comprehension of the variable as a general number and as related variables showed gaps related directly to the lack of mobilization of some abilities of manipulation and interpretation present in the 3UV model as needed abilities to the comprehension of the concept. Thus, this investigation helped to point up the difficulties of the students to deal with problems related to concept of variable and to indicate the abilities that should be better worked, in the teaching process of the concept of variable, to provide its comprehension
Palavras-chave: Incógnita
Número genérico
Relação funcional
Simbolização
Variable
Unknown
General number
Functional relationship
Symbolization
Matematica (Ensino medio)
Variaveis (Matematica) -- Estudo e ensino (Ensino medio)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Rodrigues, Daniela Milaneze. A compreensão de alunos, ao final do ensino médio, relativa ao conceito de variável. 2008. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11355
Data de defesa: 18-Nov-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniela Milaneze Rodrigues.pdf6,42 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.