REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/1136
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorYue, Gin Kwan-
dc.contributor.advisor1Mañas, Antonio Vico-
dc.date.accessioned2016-04-25T16:44:44Z-
dc.date.available2015-08-12-
dc.date.issued2002-11-09-
dc.identifier.citationYue, Gin Kwan. Avaliação da qualidade de serviços: estudo sobre a telefonia fixa na cidade de São Paulo. 2002. 179 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/1136-
dc.description.resumoA sociedade tem vivenciado profundas transformações nestes últimos anos, principalmente em função das inovações tecnológicas, onde a informação e um recurso chave e os serviços tem papel preponderante na economia, com destaque para os serviços de telecomunicações. A convergência tecnológica dos setores de telecomunicações, informações e entretenimento tem mudado a feição das telecomunicações, que de simples provedoras de voz passaram a transmitir um complexo conjunto de formas de comunicação como dados, imagens e ate mesmo voz. Esta dissertação tem como proposta principal ampliar a discussão sobre a avaliação da qualidade na prestação de serviços, no segmento de telefonia fixa. A privatização deste setor trouxe um horizonte de competitividade para as empresas de iniciativa privada, com as novas regras de abertura de mercado. Neste cenário, a qualidade dos serviços ao consumidor passa a ter um importante papel estratégico na gestão dessas empresas. A analise dos conceitos de qualidade de serviços foi dirigida à Telesp, operadora de telefonia fixa do Estado de São Paulo, pelo seu desempenho face aos indicadores de qualidade estabelecidos pela Anatel e pela percepção da qualidade dos serviços dos seus usuários, por meio de uma pesquisa de campo. A pesquisa mostrou que a visão de qualidade formada pelos indicadores da Anatel reflete apenas parcialmente a percepção da qualidade dos seus usuários. Compreender essa lacuna e encontrar um processo confiável para avaliação da qualidade os serviços e de vital importância para as empresas que, pela primeira vez, passarão a enfrentar concorrência em seus negóciospt_BR
dc.description.abstractSociety has gone through some profound transformations in the last few years, mainly in the sense of technological innovations, where information is a key resource and the services play a preponderant role in the economy, with the telecommunication services in highlight. The technological convergence in the sectors of telecommunication, information and entertainment, have changed the face of telecommunications. From a simple voice providers they became a carrier of complex data of communication like computer files1 images and even voice. This dissertation has the main objective to amplify the discussion about the evaluation of the services quality1 providing in the fixed phone segment. The privatization of this sector brought a new horizon of competition for private owned companies, with the new rules for the opening of the market. In this scenery, the quality of services to the consumer starts to play an important strategic role in the management of these companies. Telesp, a fixed telephone operator in the State of Sao Paulo, was chosen for the analysis of the quality concepts of the services, based on its performance shown through quality indicators established by Anatel and by the quality perception of the services from their users, through a market research. This research showed that the vision of quality formed by Anatel's indicators reflect only partially the quality perception of their users. To understand this gap and find a trustworthy process for evaluation of the quality of service is of vital importance for the companies which, for the first time, will face competition in their businessen_US
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2363/Gin%20Kwan%20Vue.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariaispt_BR
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectTelefonia fixapor
dc.subjectIndicadores Anatelpor
dc.subjectQualidade de serviçospor
dc.subjectExpectativa/percepção e satisfação do consumidorpor
dc.subjectFixed telephonyeng
dc.subjectQualityeng
dc.subjectExpectation / perception and consumer satisfactioneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleAvaliação da qualidade de serviços: estudo sobre a telefonia fixa na cidade de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gin Kwan Vue.pdf
  Restricted Access
2,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.