REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11375
Tipo: Dissertação
Título: Dilemas e dificuldades dos professores de matemática do ensino fundamental II em início de carreira
Autor(es): Souza, Ariovaldo Jacquier de
Primeiro Orientador: Passos, Laurizete Ferragut
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo discutir os dilemas e dificuldades dos professores de Matemática do Ensino Fundamental II em início de carreira. O estudo buscou, ainda, analisar o papel das disciplinas pedagógicas cursadas durante a formação inicial no enfrentamento dessas dificuldades. Considerando a problemática existente na vida profissional do professor em início de carreira, o estudo buscou responder às seguintes questões de pesquisa: Quais os principais dilemas e dificuldades revelados pelos professores do Ensino Fundamental II em início de carreira no cotidiano da aula? (ii) Como os professores enfrentam as dificuldades iniciais da carreira? (iii) Qual o papel dos conhecimentos obtidos na licenciatura para o enfrentamento dessas dificuldades? O estudo ancorou-se nas análises de Huberman sobre o ciclo de vida dos professores e, mais especificamente, sobre o início da carreira docente. Foi adotada a abordagem qualitativa, de cunho descritivo interpretativo e a coleta de dados realizou-se por meio de entrevistas intensivas com seis professores de matemática do Ensino Fundamental II em início de carreira que foram analisadas a partir dos seguintes eixos: expectativa da profissão; impacto ideal/real; apoio e contexto escolar; relação pedagógica; relação professor-aluno; material didático e autonomia. A partir da análise foi possível perceber algumas dificuldades que o professor iniciante enfrenta, entre elas estão a falta de apoio por parte de gestores, colegas de trabalho e família, bem como a indisciplina e falta de motivação dos alunos. O papel das disciplinas pedagógicas pareceu causar pouco efeito no enfrentamento das dificuldades e dilemas do início da carreira desses professores
Abstract: This research aims at discussing the setbacks and difficulties of Math teachers from Secondary School II at their initial careers. This paper also analyzed the subjects taken during all the teaching process to face these difficulties taking into account the problems the teachers face at beginning of their careers, this paper pried to answer the following questions: (i) Which are the main problems and difficulties highlighted by teachers from Secondary School II at the beginning of their careers on a daily basis? (ii) How do teachers face these difficulties? (iii) What role does the knowledge taken during the learning process play to face these setbacks? This study was supported by Huberman s analyses about the life cycle of the teachers and, more detailed, about the first steps in the teaching process of the teachers. It was adapted a qualitative approach including descriptive and interpretative methods. The data gathering was performed by the means of intensive interviews with six Math teachers from Secondary School II from the scratch of their careers, taking into account the following parameters: profession expectation, ideal/ real impact; support and school scenario, teaching relationship; teacher-student relationship; school material and autonomy. From this point of view it was possible to detect some difficulties that the beginning teacher faces like of support from the owners, coworkers and family, as well as indiscipline and luck of drive from students. The role of the subjects seemed to have little impact in facing the difficulties and setbacks at the beginning of the career of these teachers
Palavras-chave: Formação inicial de professores
Licenciatura em matemática
Professores em início da carreira
Initial formation of teachers
Graduation in mathematics
Teachers at their initial career
Matematica (Elementar)
Professores de matematica -- Formacao profissional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Souza, Ariovaldo Jacquier de. Dilemas e dificuldades dos professores de matemática do ensino fundamental II em início de carreira. 2009. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11375
Data do documento: 22-Abr-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ariovaldo Jacquier de Souza.pdf368,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.