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dc.creatorSilva, Ligia Maria da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753423Y2por
dc.contributor.advisor1Silva, Benedito Antonio da-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:59:05Z-
dc.date.available2010-10-06-
dc.date.issued2010-05-28-
dc.identifier.citationSilva, Ligia Maria da. O tratamento dado ao conceito de função em livros didáticos da educação básica. 2010. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/11460-
dc.description.resumoO trabalho tem por objetivo investigar como quatro livros didáticos da Educação Básica apresentam o conceito de função. Buscamos analisar o tratamento dado a esse objeto e tentar identificar preocupações dos autores com o seu ensino. Dos quatro livros selecionados, dois deles foram adotados em instituições onde a pesquisadora havia lecionado; o terceiro foi escolhido por ser mais antigo e apresentar o conteúdo em questão de forma clássica e o quarto por ser mais recente e dar um enfoque ao objeto função, diferente dos outros três. Para tal análise, buscamos fundamentação na teoria dos registros de representação semiótica de Duval e na análise de conteúdo de Bardin. Estabelecidos os indicadores de análise, procuramos identificar a maneira como os autores dos livros introduzem o conceito de função, com base nos registros de representação. Dos quatro livros analisados em, pelo menos dois, pode-se notar a influência da filosofia estruturalista que possibilitou ao grupo Bourbaki o estabelecimento das estruturas matemáticas. Tal influência se manifesta na preocupação dos autores em apresentar como pré-requisito do conceito de função, os temas: produto cartesiano e relações binárias. Nos livros analisados nota-se que os autores se utilizaram dos registros: língua natural, simbólico (algébrico e numérico), figural e gráfica. Além disso, há exercícios propostos que propiciam a coordenação de registrospor
dc.description.abstractThe study aims to investigate how four books of basic education have the concept of function. We seek to analyze the treatment of that object and try to identify the concerns of authors with their education. Of the four selected books, two of them were adopted in institutions where the researcher had taught, and the third was chosen to be older and present the content in question from the classical and the fourth to be newer and give a focus to the object function, unlike other three. For this analysis, we seek reasons in the theory of records of semiotic representation of Duval and content analysis of Bardin. Established indicators of analysis sought to identify how the authors of the books introduce the concept of function, based on records of representation. Of the four books under review in at least two, one can notice the influence of structuralist philosophy has enabled the group Bourbaki the establishment of mathematical structures. Such influence manifests itself in the concern of the authors to present as "prerequisite" of the concept of function, the themes: Cartesian product and binary relations. In the books reviewed is noted that the authors used the records: natural language, symbolic (algebraic and numeric), figural and graphics. Moreover, there is proposed exercises that provide the coordination of recordseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-27T16:59:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LIGIA MARIA DA SILVA corrigido.pdf: 6681084 bytes, checksum: be94ab290cf4417c3118b43507cc4a09 (MD5) Previous issue date: 2010-05-28eng
dc.description.sponsorshipSecretaria da Educação do Estado de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23870/LIGIA%20MARIA%20DA%20SILVA%20corrigido.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFunçãopor
dc.subjectRegistros de representação semióticaspor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectAnálise de conteúdopor
dc.subjectFunctioneng
dc.subjectRecords of semiotic representationeng
dc.subjectTextbookseng
dc.subjectContent analysiseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleO tratamento dado ao conceito de função em livros didáticos da educação básicapor
dc.typeDissertaçãopor
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