Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11488
Tipo: | Dissertação |
Título: | Revisando as funções do 1° grau e do 2° grau com a interatividade de um hiperdocumento |
Autor(es): | Santos, Antonio dos |
Primeiro Orientador: | Bongiovanni, Vincenzo |
Resumo: | Este trabalho constituiu-se em uma proposta para a revisão e recuperação dos alunos do Ensino Médio dentro do estudo das funções do 1º grau e do 2º grau, explorando-se as situações-problema. Esta proposta é baseada no uso de um CD constituído de um software que, além de apresentar atividades exploradas por meio de situações-problema, engloba ajudas específicas nas atividades, teorias sobre diversos conteúdos envolvidos nas funções e aulas-filme sobre as funções e gráficos. Para a realização inicial dessa proposta, alguns professores dos diversos níveis de ensino contribuíram respondendo a questões que versavam sobre o uso de um software de matemática para auxiliar no entendimento do ensino das funções. Ao final, foi a vez dos alunos de uma escola técnica estadual de São Paulo serem os principais figurantes, ao participarem da aplicação do software, contribuindo para as conclusões e fechamento do trabalho. Os resultados da pesquisa mostram como foi significativo o uso do software pelos alunos, contribuindo como estímulo dentro do estudo e revisão das funções, um dos conteúdos mais importantes e difíceis de ser ensinado e aprendido no ensino da matemática. |
Abstract: | This work established a proposal in order to review and recuperate students of high school who are studying functions of the first and second degree, exploring problems situations. This bid is based on using a C.D. Mode by a software which presents activities used though problems situations, also unite specific the problems situations, also unite specific helps on the activities, theory about many contents of the functions, with film classes about theories and graphs. To fullfil this bid as first, some teachers of many levels of teaching cooperated answering questions about the use of a math software to assistant the comprehension of the function s teaching. Finally, the students of a technical state school in Sao Paulo. Become the mainly people, who contributed who contributed for the conclusion of this job. The result of the research shows how meaningful is the use of the software by the students, contributing like a function study incentive and review, one of the most important contents and difficult to be leaned and taught in the math study. |
Palavras-chave: | função do 1º grau função do 2º grau software teoria gráficos first degree function second degree function software theory graph Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino Funcoes |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
Citação: | Santos, Antonio dos. Revisando as funções do 1° grau e do 2° grau com a interatividade de um hiperdocumento. 2005. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11488 |
Data do documento: | 22-Nov-2005 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
trabalho em pdf.pdf | 4,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.