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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11717
Tipo do documento: Dissertação
Título: A crise na educação: uma questão filosófica analisada à luz do pensamento de Hannah Arendt
Autor: Lara, Marcos Rodrigues de
Primeiro orientador: Critelli, Dulce Mara
Resumo: Este estudo filosófico pretende discutir a crise na Educação tendo como referência conceitual o pensamento de Hannah Arendt. Nessa trajetória busca atingir dois objetivos: o objetivo secundário, que é analisar como uma crise que, por hipótese, é pertinente à área da Educação passa a afetar todo o conjunto da sociedade; e o objetivo principal, que é analisar se, por existir uma crise na Educação, pode-se tirar dela novos entendimentos para a área. No desenvolvimento do estudo são identificados os principais conceitos pertinentes à atividade e desenvolvimento da Educação e busca-se mostrar seus esvaziamentos ao longo do tempo, restando muito pouco de seus significados originais, o que dá origem à crise percebida na área. Pela importância política da Educação no conjunto da sociedade, será mostrado como tais esvaziamentos conceituais penetraram outros campos do coletivo. O estudo termina repensando em campos de resgate da Educação para retomada de suas funções políticas junto aos mais jovens, apontando o cuidado com o pensar como área de significação do mundo e de emancipação por meio da criação de uma identidade própria, o cuidar do precário equilíbrio existente entre a tradição e a criação do novo, além de apontar para o conceito da liberdade a ser preservado e desenvolvido como o grande atributo de ação da Educação como força política e social
Abstract: This philosophical study intends to discuss a crisis in Education and it has as a conceptual reference Hannah Arendt s thinking. In this path it tries to achieve two objectives: the secondary one is to analyze how a crisis, which by hypothesis, is pertinent to the Educational area and somehow affects the whole society; and the primary objective is to analyze, if there is a crisis in Education, what we could take from that new comprehension to the area. In the course of this study relevant main concepts to the activity and development of Education are identified and we try to show their emptiness during the time leaving so little of its original meanings, which is the source of the identified crisis in that area. Considering the political importance of education in society it s possible to show how the conceptual emptiness penetrates other collective fields. The study ends rethinking about rescuing fields of Education to the retaking of its political functions next to the youngest indicating the care with thinking as an area of signification of the world and also emancipation through a creation of particular identity, taking care of the precarious balance existing between the tradition and the creation of the new, and also appointing to the freedom concept to be preserved and developed as the great attribute of Education as a political and social force
Palavras-chave: Hannah Arendt
Educação
Autoridade
Liberdade
Hannah Arendt
Education
Authority
Freedom
Arendt, Hannah -- 1906-1975 -- Critica e interpretacao
Educacao -- Filosofia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Filosofia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia
Citação: Lara, Marcos Rodrigues de. A crise na educação: uma questão filosófica analisada à luz do pensamento de Hannah Arendt. 2006. 123 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11717
Data de defesa: 22-Jun-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia

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