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Tipo do documento: Dissertação
Título: Reconhecimento da fala de crianças da 4ª série na presença do ruído da sala de aula
Título(s) alternativo(s): Speech recognition in classroom noise of children from 4th grade of elementary school
Autor: Martins, Marielaine Iria Merli 
Primeiro orientador: Santos, Teresa Maria Momensohn dos
Resumo: Para que a aprendizagem ocorra de forma optimal a voz do professor deve ser inteligível para todas as crianças Porém o ambiente acústico presente na maior parte das salas de aula nem sempre permite um bom reconhecimento de fala o que pode interferir de forma negativa no desenvolvimento psico-educacional e social da criança Assim sendo o objetivo principal desta pesquisa foi analisar o reconhecimento de fala de crianças da 4ª série em presença do ruído da sala de aula Para tanto foi realizada a medição do nível do ruído de fundo de uma sala de aula de uma escola pública localizada na região central da cidade de São Paulo A medição foi realizada em parceria com o INMETRO Com o intuito de estabelecer a relação sinal/ruído que os alunos estão exposto no dia-a-dia escolar foi medido o nível de pressão sonora da voz da professora A amostra dos alunos foi constituída por 35 crianças regularmente matriculadas na 4ª série do Ensino Fundamental Foram apresentadas duas listas que continham vinte monossílabos através do orador artificial A relação sinal/ruído da primeira lista foi de 16,5 dB(A) e a da segunda lista foi de 21,1 dB(A) Os resultados das medições mostraram que o nível do ruído de fundo variou de 53,5 a 54,1 dB(A) (Leq) atingindo um nível máximo de 65,4 dB(A) A relação sinal/ruído encontrada na sala de aula foi de +16,5. Para esta relação sinal/ruído as crianças obtiveram uma média de 76,3% de acerto Já para a relação sinal/ruído +21,1 dB(A) a média da porcentagem de acerto foi de 91,7% Foi possível constatar que para a lista 1 as crianças produziram corretamente 83,1% dos fonemas apresentados registrando-se 3,9% de omissões e 13,0% de substituições para um total de 768 apresentações Para a segunda lista as crianças produziram corretamente 94,8% dos fonemas apresentados com 1,1% de omissões e 4,1% de substituições fonêmicas em relação às 805 apresentações As substituições que ocorreram com maior freqüência mostraram que os fonemas com faixas de freqüência mais graves foram substituídos por fonemas mais agudos Além disso fonemas com menor intensidade foram substituídos por fonemas mais intensos Deste modo é possível concluir que salas de aula ruidosas podem comprometer o reconhecimento da fala por parte dos alunos uma vez que o ruído mascara pistas acústicas primordiais para tal tarefa
Abstract: Learning process needs some optimal conditions in order to happen one of them is an adequate signal-to-noise ratio Voice s teacher and background noise may be considerate when studying the influence of background noise on speech intelligibility of students at classroom In order to answer these questions this research has as goal to analyze the speech recognition-in-classroom noise for children from the 4th grade of elementary school Method this study was made in two steps: 1st measurement of background noise of a classroom of a public school located in São Paulo city downtown This acoustic measurement was executed through a partnership with INMETRO In order to set the signal-to-noise ratio of that classroom INMETRO measured the background noise level and the intensity of teacher s voice 2nd measurement of speech recognition in signal to noise ratio of classroom of 35 students All of them were inscribed at the 4th Grade from elementary school All of them were asked to write the words that were presented by an artificial speaker in two different conditions: signal-to-classroom noise condition (+16,5dB(A)) and with an increase of 5 dB on signal (+21,5dB(A)) The lists were digitally recorded and were composed by 20 monosyllabic words in male voice Results - the measured background noise level varied among 53,5 to 54,1 dB(A) Leq(max) of 65,4 dB (A) The teacher s voice level was at 70dB(A) The resulting signal-to classroom noise was +16,5 dB(A) For this S/N ratio the median correct speech recognition score was 76,3% for the S/N ratio of +21,5dB(A) was 91,7% It was possible to establish that for the list 1 children produced correctly 83,1% of all the presented phonemes with 3,9% of omissions and 13% of substitutions of a total of 768 phoneme occurrences For the 2nd List children produced correctly 94,8% omitted 1,1% and substituted 4,1% of a total of 805 phoneme presentations Analyzing the substitutions we found that most of all the replacements were from a low frequency phoneme for a high frequency phoneme and a from a weakest phoneme for a strong one After this study we concluded that background noise surely compromise the students speech recognition at classroom as this noise masks some of the acoustic features of teacher s speech and this may interfere on children s learning
Palavras-chave: ruído
ruído na escola
crianças
percepção de fala em presença de ruído
noise
noise and children
noise in school
speech recognition
speech recognition in noise.
Percepção da fala
Aprendizagem
Escolas - Ruído
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Martins, Marielaine Iria Merli. Reconhecimento da fala de crianças da 4ª série na presença do ruído da sala de aula. 2005. 152 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11852
Data de defesa: 24-Aug-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

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