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Tipo do documento: Dissertação
Título: Produção de vogais e consoantes fricativas de uma criança surda a partir da intervenção fonoaudiológica
Título(s) alternativo(s): Deaf child vowel and fricative consonants production through phonoaudiological intervention process
Autor: Mariano, Sirlei Aparecida 
Primeiro orientador: Santos, Teresa Maria Momensohn dos
Resumo: Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a produção de vogais e consoantes fricativas de uma criança com deficiência auditiva profunda a partir da intervenção fonoaudiológica. Tendo como objetivos específicos a redução da freqüência fundamental; aquisição da estabilidade tonal, adequação dos dois primeiros formantes das sete vogais do português brasileiro, a aquisição e adequação do ponto articulatório das consoantes fricativas. Métodos: Fez parte deste estudo um indivíduo do gênero feminino, com 9 anos de idade, portador de perda auditiva congênita, neurossensorial, bilateral, de grau profundo. O processo terapêutico foi realizado durante os meses de agosto a dezembro de 2004, em 2 sessões semanais através da utilização de programas computadorizados como estratégia terapêutica. As gravações das emissões para análise foram realizadas no Laboratório de Voz e Fonética do Curso de Fonoaudiologia do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora CES, na cidade de Juiz de Fora-MG. O material de fala foi armazenado direto no computador através da emissão das sete vogais do português brasileiro: /a/; /ε/; /e/; /i/; /É/; /o/; /u/ e os segmentos silábicos, consoantes fricativas + vogais, sendo realizadas uma vez por mês no período de agosto a dezembro de 2004. Resultados: De acordo com a análise perceptivo-auditiva das sete vogais do português brasileiro houve melhora de 86,4% com valores de co-relação de 0,5023, e das consoantes fricativas a que teve melhor índice de melhora foi a /ʒ/ com 93,5% e R² 0,8742; seguida da /z/ com 92,3% e R² 0,959; /f/ com 81,8% e R²0,7542; /v/ com 80,6% e R²0,7956; /∫/ com 76,7% e R² 0,8854 e o /s/ com 72,4% e R²0,8302. A análise acústica mostrou que houve uma redução nos valores da freqüência fundamental na emissão das sete vogais do português brasileiro de agosto para dezembro significante, melhora da estabilidade tonal; adequação próximo aos padrões de normalidade dos dois primeiros formantes, F1 e F2 das sete vogais do português brasileiro e a aquisição dos pontos de articulação de todas as consoantes fricativas.Conclusão: Este estudo mostrou, que a partir da intervenção fonoaudiológica usando como estratégia terapêutica programas computadorizados para apoio visual, é possível adequar chegando próximo aos padrões de normalidade a qualidade de produção de vogais e consoantes fricativas de indivíduos deficientes auditivos profundos, proporcionando melhor inteligibilidade de fala
Abstract: This is a case study research about the results of speech intervention process on speech production of vowel and fricatives phonemes of a deaf born child. Goals we have: to show the importance and utility of using speech production software analysis and to adequate the fundamental frequency, the acquisition of tonal stability, acquisition and fitting of Brazilian Portuguese vowels and the fitting of the articulatory place of fricative phonemes. Method: The case studied was a child 9-year-old, female, with congenital, profound sensorineural hearing loss. The therapeutic program happened from August to December of 2004, in two weekly sessions using software for speech production analysis as a therapeutic strategy. Recording of emissions happened at the Voice and Phonetic Laboratory of Speech, Language and Hearing Therapy Clinic from CES (Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora) in Juiz de Fora city, Minas Gerais State. The child s emissions (/a/; /ε/; /e/; /i/; /É/; /o/; /u/; and syllable segments of fricative + vowels) were recorded at computer. The recording happened once a month from August to December 2004. Emissions recording were analyzed through auditory-perceptive evaluation from five speech therapist judges and through acoustic analysis. Results: Analysis of the judge s evaluation of vowel s emissions showed us that there has been an improvement of 86, 4% with correlated values of 0, 5023. For the fricative consonants, /ʒ/ was the one with the best improvement score - 93,5% and R² 0,8742; followed by /z/ with 92,3% and R² 0, 959; /f/ with 81,8% and R² 0,7542; /v/ with 80,6% and R² 0,7956; /ʃ/ with 76,7% and R² 0,8854 and /s/ with 72,4% and R² 0,8302. Acoustic analysis showed that there is been a significant decrease on the fundamental frequency values in the emission of Portuguese seven vowels from August to December, improvement of the tonal stability, appropriate adequation to the normal standards on the two first formants, F1 and F2 of them. We also could see acquisition of the articulatory place of all fricative consonants. Conclusion: This study has shown that Speech, Language and Hearing Therapy intervention, which uses as a therapeutic strategy software for visual support, may be an important resource for fitting articulatory placement and production of vowels and fricatives in profound hearing loss people. This kind of speech intervention may help deaf people to get a better speech and make their utterance more intelligible
Palavras-chave: Treinamento da fala
Espectrografia do som
Inteligibilidade da fala
Reabilitação de deficientes auditivos
Crianças surdas -- Linguagem
Fonoterapia
Terapia da linguagem
Surdos - Reabilitação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Mariano, Sirlei Aparecida. Produção de vogais e consoantes fricativas de uma criança surda a partir da intervenção fonoaudiológica. 2005. 115 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11893
Data de defesa: 20-Sep-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

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