REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia
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Tipo: Dissertação
Título: Relações entre desenvolvimento sensório motor, características individuais e desempenho na audiometria de reforço visual em crianças de cinco a nove meses de idade
Título(s) alternativo(s): Relationship between sensory motor development, individual characteristics and performance during visual reinforcement audiometry in infants five to nine months of age
Autor(es): Versolatto, Maria Carolina Marcondes
Primeiro Orientador: Novaes, Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby
Resumo: Objetivo: investigar o conjunto de relações entre desenvolvimento sensório motor, características individuais e desempenho na técnica de audiometria de reforço visual (VRA) na obtenção dos níveis mínimos de resposta auditiva em um grupo de treze bebês ouvintes entre cinco e nove meses de idade. Discutimos, ainda, as contribuições da inclusão desses aspectos no protocolo de avaliação audiológica de bebês desta faixa etária. Método: envolveu três procedimentos que, analisados em conjunto, permitiram a identificação das singularidades de cada criança e a discussão de suas implicações na obtenção de níveis mínimos de respostas auditivas válidas e confiáveis na utilização da técnica de VRA: (1) O registro de comportamentos do bebê desde sua chegada e permanência na sala de espera para o atendimento e durante as avaliações; (2) A análise minuciosa da aplicação da técnica de audiometria de reforço visual e das respostas das crianças; (3) A observação dos aspectos relativos ao desenvolvimento neuromotor e sensório-motor das crianças selecionadas. Resultados: Os resultados obtidos, apesar do pequeno número de sujeitos avaliados, revelaram que bebês mais novos tendem a levar mais tempo para concluir a avaliação por serem necessários estímulos mais longos e intervalos maiores na volta à posição inicial. No entanto, a idade não foi um fator significativo. Assim, as características individuais de cada bebê, conforme visualizado nos gráficos de dispersão, justificaram os achados. Foi possível considerar as implicações clínicas na aplicabilidade da técnica de VRA, que incluíram características e atitudes de bebês entre cinco e nove meses de idade, com desdobramentos importantes na utilização da referida técnica, e a necessidade da flexibilidade durante a realização dos agendamentos. Considerações Clínicas: Este estudo permitiu algumas reflexões sobre a importância da coordenação de esquemas primários, da construção da imagem mental e das características individuais das crianças, além dos aspectos motores na aplicabilidade da audiometria de reforço visual. Isso demanda, portanto, que a formação do fonoaudiólogo inclua conhecimentos sobre o desenvolvimento motor e sensório motor nos primeiros anos de vida, aliados ao conhecimento das técnicas de avaliação comportamental da audição, que possibilitem ao profissional adaptar novo enquadre à situação de avaliação, conforme as necessidades da criança, para que níveis mínimos de resposta auditiva possam ser obtidos com confiabilidade.
Abstract: The goal of the present study was to discuss the relationship between sensory motor development, individual characteristics and performance during visual reinforcement audiometry in thirteen infants five to nine months of age. The contributions of these aspects during visual reinforcement audiometry (VRA) are discussed, as well as clinical implications in the diagnosis process. Method: The three procedures were described and discussed and allowed for the identification of individual characteristics of each particular infant and, consequently the implications on the validity and reliability of the minimal auditory responses obtained during VRA. 1) Description of babies behavior since his first entrance at the Center, behaviors at the waiting room and during observation of sensory motor skills; 2) Meticulous analysis of the videotapes during VRA; 3) Application of the sensory motor scale based on Piaget s Theory. Results: The findings demonstrated that, in spite of the small number of subjects, there was a tendency that younger babies took longer to finish the VRA session and needed longer stimuli and pauses to return to the midline position. However, age was not a factor if pauses were not considered. Individual characteristics of the infants explained the variance. Clinical implications are discussed related to the utilization of the VRA technique, particularly those related to individual characteristics and attitudes of babies between five and nine months. Flexible schedules and systematic behavior observation are discussed. Conclusions: This study allowed for considerations about coordination of primary schemes, construction of mental image, cognitive and motor abilities and the relationship with the utilization of VRA. Implications of the finding are also discussed regarding the audiologist s background in child development during the first year of life allowing for different clinical settings during the evaluation depending on child characteristics aiming at more valid and reliable results.
Palavras-chave: Tecnica de audiometria de reforço visual
avaliação audiológica pediatrica
desenvolvimento infantil
Visual reinforcement audiometry, behavioral audiometry, sensory motor development
Audiometria
Processos perceptuais-motores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Fonoaudiologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Versolatto, Maria Carolina Marcondes. Relações entre desenvolvimento sensório motor, características individuais e desempenho na audiometria de reforço visual em crianças de cinco a nove meses de idade. 2005. 138 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11900
Data do documento: 26-Set-2005
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