???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12016
Tipo do documento: Dissertação
Título: Relações de surdos com a leitura e estratégias utilizadas
Autor: Fragoso, Ana Claudia Passos Fonseca
Primeiro orientador: Spinelli, Mauro
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivos estudar as relações que surdos que se comunicam por LIBRAS, e pela fala e LIBRAS, têm com a leitura; e estudar as estratégias que utilizam para decodificar e compreender o que lêem. Foram realizadas entrevistas com três pessoas surdas profundas, que foram solicitadas a realizar também a leitura de um texto. Os dados obtidos foram analisados e discutidos, mostrando que as pessoas surdas entrevistadas, assim como acontece com pessoas ouvintes, têm relações com a leitura que são particulares a cada uma delas, bem como as estratégias que utilizam para compreender o que lêem. Tais relações e estratégias dependem da história de vida, do ambiente em que vivem, do percurso escolar e do seu conhecimento da língua portuguesa. Dentre os aspectos que interferem no processo de leitura, o conhecimento da língua portuguesa, em sua forma oral e em sua forma escrita, mostrou ser o mais crítico e foi amplamente discutido. Foi discutido também o papel da decodificação do material escrito e as possíveis formas através das quais isto pode acontecer; e o papel da LIBRAS e do alfabeto digital no processo de leitura de cada um deles. Também se observou que os depoimentos mostraram ser uma importante fonte de informações sobre o processo de leitura das pessoas surdas que participaram desta pesquisa, o que aponta para a necessidade de se realizarem mais estudos que se proponham a considerar o que os surdos pensam sobre as questões a eles relacionadas
Palavras-chave: leitura
alfabeto digital
LIBRAS
pessoas surdas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Fragoso, Ana Claudia Passos Fonseca. Relações de surdos com a leitura e estratégias utilizadas. 2000. 147 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12016
Data de defesa: 30-Mar-2000
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Claudia Passos Fonseca Fragoso.pdf511,25 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.