???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12016
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFragoso, Ana Claudia Passos Fonseca-
dc.contributor.advisor1Spinelli, Mauro-
dc.date.accessioned2016-04-27T18:12:08Z-
dc.date.available2006-01-17-
dc.date.issued2000-03-30-
dc.identifier.citationFragoso, Ana Claudia Passos Fonseca. Relações de surdos com a leitura e estratégias utilizadas. 2000. 147 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/12016-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivos estudar as relações que surdos que se comunicam por LIBRAS, e pela fala e LIBRAS, têm com a leitura; e estudar as estratégias que utilizam para decodificar e compreender o que lêem. Foram realizadas entrevistas com três pessoas surdas profundas, que foram solicitadas a realizar também a leitura de um texto. Os dados obtidos foram analisados e discutidos, mostrando que as pessoas surdas entrevistadas, assim como acontece com pessoas ouvintes, têm relações com a leitura que são particulares a cada uma delas, bem como as estratégias que utilizam para compreender o que lêem. Tais relações e estratégias dependem da história de vida, do ambiente em que vivem, do percurso escolar e do seu conhecimento da língua portuguesa. Dentre os aspectos que interferem no processo de leitura, o conhecimento da língua portuguesa, em sua forma oral e em sua forma escrita, mostrou ser o mais crítico e foi amplamente discutido. Foi discutido também o papel da decodificação do material escrito e as possíveis formas através das quais isto pode acontecer; e o papel da LIBRAS e do alfabeto digital no processo de leitura de cada um deles. Também se observou que os depoimentos mostraram ser uma importante fonte de informações sobre o processo de leitura das pessoas surdas que participaram desta pesquisa, o que aponta para a necessidade de se realizarem mais estudos que se proponham a considerar o que os surdos pensam sobre as questões a eles relacionadaspor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-27T18:12:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Claudia Passos Fonseca Fragoso.pdf: 523522 bytes, checksum: 404584e273ea0d92eaaefab7e787c65c (MD5) Previous issue date: 2000-03-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24790/Ana%20Claudia%20Passos%20Fonseca%20Fragoso.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologiapor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectleiturapor
dc.subjectalfabeto digitalpor
dc.subjectLIBRASpor
dc.subjectpessoas surdaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.titleRelações de surdos com a leitura e estratégias utilizadaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Claudia Passos Fonseca Fragoso.pdf511,25 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.