Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/12072
Tipo: | Dissertação |
Título: | Fonoaudiologia e novos cenários na formação em Saúde |
Autor(es): | Clemente, Raquel Costa Di |
Primeiro Orientador: | Souza, Luiz Augusto de Paula |
Resumo: | Essa dissertação trata de novas experiências de formação superior na área da Saúde Pública (SP), sobretudo em relação à formação de fonoaudiólogos. o objetivo da dissertação é pensar a formação superior para a SP, por meio de metodologias curriculares ativas, analisando sua pertinência para a renovação da formação do fonoaudiólogo para atuação na SP, nomeadamente no SUS. A pesquisa é um estudo' bibliográfico de caráter exploratório que busca organizar e sistematizar informações relacionadas ao tema, para disponibilizá-Ias aos cursos de fonoaudiologia, que estão atualmente confrontados com exigências formais e necessidades práticas de reformulação de seus projetos pedagógicos. A conclusão da investigação é de que não só é pertinente, como também desejável o uso de metodologias curriculares ativas pela área. Além disso, verificou-se fortes convergências entre concepções e demandas de formação do SUS e do ensino superior em relação aos fundamentos e parâmetros técnico pedagógicos das teorias e metodologias curriculares analisadas |
Abstract: | That dissertation treats of new experiences of superior formation in the area of the Public Health, above all in relation to the speech therapist formation. The objective of the dissertation is to think the superior formation for Public Health, through active curriculum methodologies, analyzing its pertinence for the renewal of the formation of the speech therapist for performance in Public Health, namely in SUS. The research is a bibliographical study of exploratory character that it looks for to organize and to systematize information related to the theme, to make available them to the speech therapy courses that are now confronted with formal demands and practical needs of reformulation of their pedagogic projects. The conclusion of the investigation is that not only it is pertinent, as well as desirable the use of active curriculum methodologies for the area. Besides, it was verified strong convergences between conceptions and demands of formation of SUS and of the graduation in relation to the foundations and technician-pedagogic parameters of the theories and analyzed curriculum methodologies |
Palavras-chave: | Formação Profissional Saúde Pública Fonoaudiologia Fonoaudiologo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Fonoaudiologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia |
Citação: | Clemente, Raquel Costa Di. Fonoaudiologia e novos cenários na formação em Saúde. 2006. 82 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12072 |
Data do documento: | 30-Mar-2006 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Raquel Costa Di Clemente.pdf Restricted Access | 1,7 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.