REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/12136
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação auditiva em um grupo de escolares da cidade de Salvador
Autor(es): Pinto, Rafaela Roza
Primeiro Orientador: Lewis, Doris Ruthy
Resumo: As alterações auditivas podem acarretar prejuízos no desenvolvimento das crianças na fase escolar. Os sintomas dessas alterações podem ser confundidos com outras patologias o que dificulta seu diagnóstico. A presente pesquisa teve como objetivo estudar os achados audiológicos de escolares da faixa etária entre 6 e 10 anos, que freqüentavam da pré-escola (alfabetização) à 4ª série do ensino fundamental de uma escola particular do município de Salvador. Método: Foram avaliadas 86 crianças, sendo realizadas otoscopia médica/otorrinolaringológica, audiometria tonal e timpanometria, além de ter sido aplicado um questionário aos pais. Resultados: Realizada em 172 orelhas, a otoscopia mostrou que 41 delas (23,84%) apresentaram impedimentos parciais ou totais no meato acústico externo, impossibilitando os demais exames. Das orelhas com impedimentos, 4 crianças (2,33%) apresentaram alteração somente na OD; 7 crianças (4,07%), somente na OE e 15 crianças (17,44%), em ambas. Na avaliação audiométrica, 163 orelhas (94,77%) estavam dentro dos padrões de normalidade e 9 (5,23%) apresentaram alterações auditivas. Destas, 80% (4 crianças) apresentaram perda auditiva condutiva bilateral e 20% (1 criança), perda auditiva condutiva à esquerda. Na timpanometria, 163 orelhas (94,77%) estavam no padrão da normalidade e 9 (5,23%) apresentaram alterações timpanométricas. Destas, 5 (55,55%) foram na orelha esquerda e 4 (44,45%) na orelha direita.; 2,33% (4 orelhas) apresentaram curvas tipo B bilateral, 2,33% (4 orelhas) curvas tipo C bilateral e 0,58% (1 orelha) curva tipo C unilateral à esquerda. As mesmas crianças apresentaram alteração tanto na audiometria como na timpanometria. O questionário aos pais não apresentou resultado significativo em nenhum item. Conclusão: A audiometria e a timpanometria são procedimentos eficazes para a identificação de alterações auditivas em escolares. Apesar de o questionário não ter apresentado resultados significantes, não deve ser excluído de uma avaliação auditiva, mas sim aprimorado
Abstract: Hearing disorders can seriously hinder the development of school-age children. Symptoms of these disorders can be confused with other pathologies, hindering diagnosis. The objective of the present research was to study the audiological findings of school age children from ages 6 to 10 years who have attended pre-school (literacy studies) to 4th grade elementary in a private school in the municipality of Salvador. Method: Eighty-six children were evaluated, using medical otoscopy/otorhinolaryngology, tonal audiometry and tympanometry, as well as a questionnaire directed to the parents. Results: The otoscopy, done in 172 ears, showed that 41 ears (23.84%) presented partial or total impediment in the external acoustic meatus, making further examination impossible. Of the ears with impediments, 4 children (2.33%) showed alterations only in the right ear, 7 children (4.07%), only in the left ear and 15 children (17.44%) in both. In the audiometric evaluation, 163 ears (94.77%) were within normal range and 9 (5.23%) showed tympanic alterations. Of these, 5 (55.55%) were in the left ear and 4 (44.45%) in the right ear; 2.33% (4 ears) presented bilateral type "B" curves, 2.33% (4 ears) bilateral type "C" curves and 0.58% (1 ear) unilateral type "C" curves to the left. These same children presented alterations in the audiometry as well as the tympanometry. The questionnaire for the parents held no significant results. Conclusion: Audiometry and tympanometry are efficient procedures in identifying hearing disorders in school children. Although the questionnaire yielded no significant results, it should not be excluded from an audiological evaluation, only improved
Palavras-chave: Otoscopia
Timpanometria
Otoscopy
Eudiometry
Tympanometry
Audiometria
Testes de impedancia acustica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Fonoaudiologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Pinto, Rafaela Roza. Avaliação auditiva em um grupo de escolares da cidade de Salvador. 2007. 98 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12136
Data do documento: 9-Out-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafaela Roza Pinto.pdf269,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.