REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
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Tipo: Dissertação
Título: Alterações de linguagem em crianças com histórias de desagregação familiar: três estudos de caso
Autor(es): Silva, Cristiane Pequeno da
Primeiro Orientador: Palladino, Ruth Ramalho Ruivo
Resumo: Introdução: A desagregação familiar acaba provocando uma fragilidade na constituição subjetiva, sinalizada em diferentes dificuldades na criança, sendo aquela relacionada à linguagem uma das mais relevantes. Esta dissertação teve por objetivo descrever algumas dificuldades na linguagem de três crianças cujas histórias de vida apresentam episódios de desagregação familiar, com dados de negligência, permanência em casas de abrigo ou substituição de família. Método: foi feito um levantamento junto ao Conselho Tutelar de São Roque das crianças cujas famílias foram atendidas pelas conselheiras durante o ano de 2005. Dos prontuários disponibilizados, foram selecionados apenas sete, em função da idade das crianças. Foi realizada uma anamnese e a análise de documentações para levantamento das histórias, a observação direta das condutas gerais das crianças e a aplicação de um teste de linguagem oral (Tipiti) para descrição dos usos lingüísticos e deduzido nível de desenvolvimento da linguagem. Resultados: podese observar que há uma dependência do outro na organização do discurso das três crianças, uma vez que já deveriam estabelecer o seu com certa autonomia. Conclusão: os resultados indicam que a fragilidade na estrutura familiar pode comprometer a constituição da subjetividade e, obviamente, alterar o desenvolvimento da linguagem nas crianças, uma vez que quando se vêem à margem do outro no discurso, surge uma grande dificuldade em elaborar o seu próprio
Abstract: Background: The familiar disaggregation finishes provoking a fragility in the subjective constitution, signaled in different difficulties in the child, being that one related to language one more excellent them. This dissertation had for objective to describe some difficulties in the language of three children whose histories of life present episodes of familiar disaggregation, with data of recklessness, permanence in shelter houses or substitution of family. Method: a survey next to the Conselho Tutelar de São Roque of the children whose families had been taken care of by the council members during the year of 2005. Of available handbooks, only seven had been selected, in function of the age of the children. Anamnese was carried through one and the analysis of documentations for survey of histories, the direct comment of the general behaviors of the children and the application of a test of language verbal (Tipiti) for description of the linguistic uses and deduced level of development of the language. Results: it can be observed that it has a dependence of the other in the organization of the speech of the three children, a time who already would have to establish its with certain autonomy. Conclusion: the results indicate that the fragility in the familiar structure can compromise the constitution of the subjectivity and, obviously, to modify the development of the language in the children, a time who when they are seen to the edge of the other in the speech, appear a great difficulty in elaborating its proper one
Palavras-chave: Linguagem, Desordem familiar
Language
Familiar clutter
Criancas -- Linguagem
Aquisicao de linguagem
Aquisicao de linguagem -- Participacao dos pais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Fonoaudiologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Silva, Cristiane Pequeno da. Alterações de linguagem em crianças com histórias de desagregação familiar: três estudos de caso. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12152
Data do documento: 23-Nov-2007
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