???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12206
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma leitura da atuação fonoaudiológica junto a crianças com deficiência visual
Autor: Caldeira, Mariana Marques 
Primeiro orientador: Maia, Suzana Magalhães
Resumo: A presente pesquisa, de caráter exploratório, teve como objetivo retratar o trabalho fonoaudiológico realizado junto a crianças com deficiência visual que freqüentam instituições, assim como compreender o papel que as profissionais nelas exercem. Para tanto, foram realizadas entrevistas semidirigidas com fonoaudiólogas que trabalham em instituições voltadas tanto para a deficiência visual, como para múltiplas deficiências e surdo-cegueira, mas que, na ocasião da coleta, atendiam crianças com deficiência visual. Na apresentação e discussão dos dados, foram destacados e comentados aspectos que vêm sendo abordados na literatura das diversas áreas que atuam com esse público, tais como: intervenção precoce, necessidade de os diversos profissionais envolvidos trabalharem em conjunto, acolhimento e/ou orientação aos familiares. Tendo como referência alguns pontos da teoria winnicottiana, foi destacada, então, a importância de o fonoaudiólogo contemplar as especificidades que caracterizam essas crianças, bem como acolher os familiares, em especial, as mães (e/ou cuidador), no sentido de aproximá-las de seu filho, visto que esta relação muitas vezes pode sofrer interrupções que influenciam no desenvolvimento da criança. É fundamental que os profissionais envolvidos possibilitem que a criança com deficiência visual viva experiências constitutivas
Abstract: The present research, of explanatory character, had as objective to show phonological work done with visual disabled kids. Another goal was understanding the role professionals in this area have when working in institutions these kids go to. For that, semi-conducted interviews were made with speech therapists who working institutions which deal with visual disability, multiple disabilities and deaf-blindness. By that time, those professionals were assisting visual disabled children. In the presentation and discussion of data provided, aspects which have been talked about in the literature concerning this issue were highlighted. Some of them are: precocious intervention, need for group work (professionals involved), receiving and giving orientation to families. Having as a support Winnicott´s theory, it was relevant to highlight the importance of a speech therapist paying special attention to specificities which characterize those children, besides, receiving well the family, specially the mother (or/ and the person in charge on the child). This should be done in order to make parents closer to the child, taking into account that an interruption this relationship may suffer might influence the kid s development. It s essential that professionals involved make constructive experiences possible in a visual disabled child s life
Palavras-chave: Deficiência visual
Atuação fonoaudiológica
Winnicott
Visual disability
Phonological work
Winnicott, Donald Woods -- 1896-1971
Deficientes visuais -- Reabilitacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Caldeira, Mariana Marques. Uma leitura da atuação fonoaudiológica junto a crianças com deficiência visual. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12206
Data de defesa: 29-Jul-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mariana Marques Caldeira.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.