Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/12214
Tipo: | Dissertação |
Título: | Intervenção fonoaudiológica ambulatorial em crianças pequenas com distúrbio alimentar: um estudo de caso |
Autor(es): | Farias, Patrícia Trinta e |
Primeiro Orientador: | Maia, Suzana Magalhães |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo descrever a transformação na perspectiva clínico-terapêutica ocorrida durante o tratamento fonoaudiológico ambulatorial de uma criança pequena com problema alimentar que utilizava uma via de alimentação alternativa exclusiva gastrostomia. A dificuldade em torno da dinâmica da alimentação foi compreendida para além dos aspectos orgânicos e funcionais, considerando-se o contexto familiar da paciente. Sendo a metodologia clínica exploratória, para a coleta dos dados foram utilizados registros (prontuário) dos atendimentos, incluindo as entrevistas com os pais. Para refletir sobre a transformação no processo de atendimento, contemplando a história de vida da criança, foram abordados conceitos da teoria winnicottiana, a saber: holding, manejo e apresentação de objeto. Por fim, foi possível concluir que o fonoaudiólogo que atua com problemas alimentares, a partir de um setting favorável, pode oferecer ao paciente condições para uma alimentação segura e prazerosa |
Abstract: | The present paper had the objective of describing the transformation in the clinical-therapeutical perspective occurred during the ambulatory speechlanguage treatment of a young child with feeding problems that used an exclusive alternative feeding via gastrotomy. The difficulty concerning the feeding dynamic was understood beyond the organical and functional aspects, considering the patient s familial context. Being applied a clinical exploratory methodology, to collect the data there were used registrations (handbooks) of the attendances, including the parents interviews. In order to reflect about the transformation in the attendance process contemplating the child s life history, there were applied concepts of the Winnicottian theory, namely: holding, object management and presentation. Finally, it was possible to conclude that the speech-language therapist that deals with feeding problems, based on a favorable setting, may offer the patient conditions to a safe pleasant feeding |
Palavras-chave: | Distúrbio da alimentação Winnicott Speech-language therapy Pediatrics Feeding disorders Disturbios da alimentacao Pediatria |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Fonoaudiologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia |
Citação: | Farias, Patrícia Trinta e. Intervenção fonoaudiológica ambulatorial em crianças pequenas com distúrbio alimentar: um estudo de caso. 2008. 93 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12214 |
Data do documento: | 25-Nov-2008 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Patricia Trinta e Farias.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.