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Tipo do documento: Dissertação
Título: Satisfação de pais de crianças deficientes auditivas quanto ao desenvolvimento auditivo e de linguagem: construindo indicadores de qualidade em um serviço de saúde auditiva
Título(s) alternativo(s): Satisfaction of parents of hearing impairment children in development auditory and language: building indicators of quality health in early intervention program for hearing impaired
Autor: Fortes, Paula Couto 
Primeiro orientador: Novaes, Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby
Resumo: Introdução: A literatura tem apontado que a satisfação de pais de crianças deficientes auditivas em relação ao desenvolvimento auditivo e de linguagem pode ser fundamental para a construção dos indicadores de qualidade quanto aos objetivos da intervenção terapêutica. Objetivo: Descrever e discutir a satisfação de pais e/ ou responsáveis por crianças com deficiência auditiva quanto ao desenvolvimento auditivo e de linguagem no processo de acompanhamento de um serviço de saúde auditiva de alta complexidade e de buscar instrumentos para avaliar a satisfação com serviços de saúde voltados para crianças com deficiência auditiva. Método: Participaram do estudo 20 crianças deficientes auditivas abaixo de três anos, seus pais e/ou responsáveis e suas terapeutas, diagnosticadas e que receberam a concessão do AASI no Centro Audição da Criança (CeAC), na cidade de São Paulo/SP. Os instrumentos utilizados foram: Prontuários dos sujeitos; Roteiro de entrevista para pais; Critério de Classificação Econômica Brasil ; Questionário de satisfação e avaliação da família pelas terapeutas das crianças deficientes auditivas e Escala de Envolvimento Familiar. Resultados: A maioria dos pais está satisfeita com o desenvolvimento de habilidades auditivas das crianças, porém, também a maioria está insatisfeita com o desenvolvimento de linguagem. O AASI foi o fator mais mencionado como contribuinte ou não para o desenvolvimento de audição e de linguagem das crianças. O tempo de terapia teve relação significativa com a insatisfação dos pais. Em relação às terapeutas a maioria apresentou satisfação em relação à audição das crianças; porém, também a maioria referiu insatisfação quanto ao desenvolvimento de linguagem. Os fatores AASI, terapia e família foram considerados principais por elas para o desenvolvimento auditivo e de linguagem. Conclusão: Os resultados indicam que existe a necessidade de envolver os familiares no processo terapêutico, trabalhando seus desejos, suas necessidades e expectativas quanto ao desenvolvimento auditivo e de linguagem das crianças deficientes auditivas
Abstract: Introduction: Parental satisfaction with auditory and language development of their hearing impaired children can be an important factor in constructing quality indicators of intervention process. Goals: To describe and discuss parental satisfaction with auditory and language development of their hearing impaired children during the periodical follow up process within a high complexity service within the public health system, aiming at raising aspects related to quality indicators. Method: Twenty hearing impaired children less than three years of age, their parents and therapists participated in the study. All children were diagnosed and received their hearing aids at the Center for hearing in children CeAC, in the city of São Paulo. Data were collect using: children s files, an interview guide for parents, Questionnaire for satisfaction, and a parental involvement scale used by clinicians to assess the family. Results: Most parents were satisfied with auditory skills development, but not satisfied with language development. Hearing aids were the most recalled factor related to child s development. Length of time in intervention had a negative moderate relation with parental satisfaction with language development. Regarding the clinicians, the majority was satisfied with auditory skills of the children but was also not satisfied with language development. Hearing aids, intervention and family were the most recalled factor related to child s progress. Conclusion: Results indicate that there is a need to work with parents within the therapeutic process, regarding their hopes, needs and expectations regarding auditory and language development of their hearing impaired children
Palavras-chave: Deficiência auditiva
Desenvolvimento de linguagem
Desenvolvimento auditivo
Hearing impairment
Auditory development
Language development
Criancas deficientes auditivas -- Reabilitacao
Transtornos do desenvolvimento da linguagem -- Reabilitacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Fortes, Paula Couto. Satisfaction of parents of hearing impairment children in development auditory and language: building indicators of quality health in early intervention program for hearing impaired. 2009. 138 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12226
Data de defesa: 19-Feb-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

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