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Tipo do documento: Dissertação
Título: A singularização do cotidiano: uma reflexão sobre a prática fonoaudiológica na saúde pública
Autor: Manninen, Eliana Maria da Silva
Primeiro orientador: Maia, Suzana Magalhães
Resumo: Este trabalho buscou compreender a lógica que envolve a organização das práticas fonoaudiológicas na Unidade Integrada de Reabilitação (UNIR), no município de Ubatuba. Foi realizado a partir do estudo das práticas cotidianas a fim de explicitar a maneira pelas qual as pessoas se apropriam do espaço. Foi construído baseado no diálogo entre Fonoaudiologia, Saúde Pública e Ciências Sociais. A aproximação com esta última foi de grande importância, uma vez que forneceu os instrumentos para a construção do caminho metodológico. A lógica presente na atuação dos profissionais da unidade reflete, de um lado, a história de constituição do serviço de reabilitação no município e, de outro os processos de apropriação dos espaços, tanto institucional quanto do município. As negociações realizadas pelas fonoaudiólogas no dia-a-dia, revestem um tipo reflexivo marcado também pela sua formação e história da área no campo da Saúde Pública. Isso se revela nas dificuldades em considerar a realidade na qual estão inseridas na construção das ações de intervenções. O desenvolvimento de uma atenção em relação à cultura da comunidade na qual estamos inseridos, requer fazer uma leitura a partir das nossas experiências com essa realidade. É conhecer como as pessoas se comportam, como se relacionam como o município e com os equipamentos de saúde. Vejo nas Ciências Sociais como um bom lugar de interpelação para se repensar a prática fonoaudiológica na Saúde Pública para além de sua função de especialista, salientando a importância de um olhar acurado para o cotidiano dos usuários.
Abstract: This work looked for to understand the logic that involves the organization of the pratices in the Speech and Language Therapy in the Unidade Integrada de Reabilitação (UNIR) in the district of Ubatuba. It was accomplished starting from the study of the daily practices in order to explain the way in which the people appropriete the space. It was based on the dialogue among Speech and Language Therapy, Public Health and Social Sciencies. The approach of the last one was a great importance, once it supplied the tools for the construction of the methodological way. The present logic in the professionals on the unit performance reflects on a hand the history of constitution of the rehabititation service in the municipal district and on the other hand the processes of appropriation of the spaces, so much institutional as of the municipal district. The negotiations accomplished by the speech and languague phatologist in the routine cover a reflexive type also maked by their graduation and history of the area in the field of the Public Health. That is reaveled in the difficulties regarding the reality in which they are inserted in the construction of the interventions. The focus on community culture in which we are inserted, requires a reading starting from our experiencies with that reality. It is to know how the people behave theirselves as how is their relantionship with the district and with the health institutions. In my opinion Social Sciences is a good field to rethink the speech and languague practices in the Public Health.
Palavras-chave: cotidiano
cultura
saúde pública
Daily practices
Speech and Language Therapy
Culture
Public Health
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Manninen, Eliana Maria da Silva. A singularização do cotidiano: uma reflexão sobre a prática fonoaudiológica na saúde pública. 2001. 104 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12273
Data de defesa: 30-Mar-2001
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

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