???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1243
Tipo do documento: Dissertação
Título: Um estudo de caso sobre gestão do conhecimento em uma empresa de prestação de serviços de TI
Autor: Hilario, Gilmar Lima 
Primeiro orientador: Joao, Belmiro do Nascimento
Resumo: O reconhecimento de que fatores internos da organização, entre eles o conhecimento, exercem uma influência significativamente maior sobre seu desempenho do que os fatores externos estão colaborando para consolidar a utilização de novas abordagens para gestão empresarial. Entre estas abordagens destacam-se neste trabalho a Visão da Empresa Baseado no Conhecimento (KBV Knowledge-Based View) e a Visão da Empresa Baseada em Recursos (RBV Resource-Based View). No setor de tecnologia da informação TI, em que o conhecimento é utilizado de maneira intensiva, a adoção dessas abordagens podem se traduzir na elevação do conhecimento à condição de importante ativo da empresa. Por conseqüência, a adoção de praticas de gestão do conhecimento tem como objetivo produzir melhores resultados de desempenho e qualidade nos processos de geração de produtos e prestação de serviços. Neste trabalho a partir de um estudo de caso com pesquisa ação - realizada em uma unidade de negócios de uma empresa prestadora de serviços especializados de TI busca-se avaliar as potenciais contribuições e principais desafios inerentes a adoção de práticas de gestão do conhecimento. Como resultado, produziu-se um método para gestão do conhecimento cuja aplicação pode trazer contribuições para mapeamento e disseminação de conhecimentos em projetos de mesmo teor
Abstract: The recognition that internal factors of the organization, among them knowledge, can act much more on its performance than the external factors, is collaborating to consolidate the use of new approaches for enterprise administration. Among these, are pointed out in this paper the Knowledge-Based View (KBV) and the Resource-Based View (RBV). In the information technology (IT) sector, in which the knowledge is used in an intensive way, the adoption of those approaches can be expressed through the increasing of the knowledge to the condition of an important asset for the company. Consequently, the adoption of knowledge management practices aims at producing better performance results and quality in the processes of products generation and services offerings. In this paper - drewed out from a Case Study with a Research-Action carried through in a business unit of a company supplier of specialized IT services the evaluation was focused on the potential contributions and main challenges for the adoption of knowledge management practices. As result, a knowledge management method was produced, whose application can contribute for knowledge mapping and dissemination in projects of same scope
Palavras-chave: Conhecimento
Gestão empresariall
Visão da empresa baseada em conhecimento (KBV)
Visão da empresa baseada em recursos (RBV)
Enterprise administration
Knowledge management
Information technology (IT)
Knowledge-based view (KBV)
Resources-based view (RBV)
Outsourcing
Gestao do conhecimento
Tecnologia da informacao
Terceirizacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Hilario, Gilmar Lima. Um estudo de caso sobre gestão do conhecimento em uma empresa de prestação de serviços de TI. 2007. 156 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1243
Data de defesa: 24-Oct-2007
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gilmar Lima Hilario.pdf4,29 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.