REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em História
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13008
Tipo: Dissertação
Título: As Marias sem-terras: trajetória e experiências de vida de mulheres assentadas em Promissão-SP - 1985-1996
Autor(es): Pavan, Dulcinéia
Primeiro Orientador: Khoury, Yara Maria Aun
Resumo: Este estudo apresenta e analisa as experiências vividas por mulheres trabalhadoras rurais assentadas em Promissão-SP, procurando desvendar o caminho feminino para a reforma agrária. No processo de construção de um novo modo de vida, que caracteriza assentamento de reforma agrária, o protagonismo feminino, desempenhado em condições equivalentes em relação aos homens nas fases anteriores, ou seja, na ocupação e no acampamento, se expressa numa aparente resignação diante da condição de subalternidade imposta social e culturalmente às mulheres e reproduzida no assentamento. As práticas de enfrentamento, de solidariedade e de resistência, que caracterizam sua participação nas ocupações de terra e acampamentos, são consideradas pelas próprias mulheres, como "ações miúdas" que não aparecem ou contam menos na luta política. Utilizando o método da história oral, a pesquisa teve como objetivo compreender o significado que as mulheres assentadas atribuem à sua luta, enquanto sem-terras, focalizando-as em três dimensões: na sua trajetória de vida, no trabalho e na vida cotidiana. A partir das histórias de vida de nove mulheres, o estudo mostra a experiência de estarem construindo uma nova cultura, conseqüência de um projeto que é, ao mesmo tempo, um projeto pessoal, de mulheres que sonham com uma vida melhor; das respectivas famílias, que finalmente conquistaram um espaço para viver e trabalhar; e do MST-Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, ao qual se identificam, à medida que se assumem como sem-terras
Palavras-chave: Assentamentos
Luta pela terra
Mulheres sem-terra
Reforma agraria
Assentamento rural
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Brasil)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em História
Citação: Pavan, Dulcinéia. As Marias sem-terras: trajetória e experiências de vida de mulheres assentadas em Promissão-SP - 1985-1996. 1998. 197 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13008
Data do documento: 1-Dez-1998
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dulcineia Pavan.pdf
  Restricted Access
7,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.