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Tipo do documento: Dissertação
Título: O ethos discursivo do PT e do DEM em spots da campanha eleitoral à Prefeitura de São Paulo em 2008
Autor: Ribeiro, Alice Pasqualina Vitorino 
Primeiro orientador: Silva, Maria Cecília Pérez de Souza e
Resumo: No âmbito de reflexões sobre a problemática das relações políticas no Brasil contemporâneo, analiso o discurso político em época de campanha eleitoral. O corpus analisado é constituído de spots veiculados na televisão por ocasião da disputa à Prefeitura de São Paulo, em 2008, pelas candidaturas de Marta Suplicy e Gilberto Kassab, dos partidos PT e DEM, respectivamente. A partir de procedimentos de leitura ancorados nos princípios da Análise do Discurso francesa (AD), sob a perspectiva de Dominique Maingueneau (1997, 2006, 2007, 2008, 2010), e com base na relação entre os diferentes planos do discurso, com ênfase nas noções de cenografia e ethos, o trabalho procura depreender os efeitos de sentido criados em discursos políticos. Para a constituição e análise do corpus, utilizo o método indiciário (GINZBURG, 1991), cuja proposta se assemelha à atividade do analista do discurso que se caracteriza fundamentalmente pela descrição de indícios que tornam possível a interpretação dos diversos planos do discurso. As análises realizadas permitem depreender diversas cenografias. O ethos de uma candidatura parece se compor de vários traços. O ethos empreendedor do DEM reúne traços como a competência, descontração e humor. O do PT apresenta um tom mais maternal , conservador e agressivo. A pesquisa permite concluir que os spots das campanhas eleitorais tendem a um processo de infantilização do discurso político, de banalização das campanhas, com traços de espetacularização pelo humor, tendência que talvez se possa confirmar na campanha eleitoral de 2010 à presidência da República
Abstract: Based on the problematic Brazilian political relations, I analyze the political discourse during electoral campaign. The analyzed corpus constituted of spots exhibited on the TV during dispute of the São Paulo s town hall, in 2008, by Marta Suplicy (PT) and Gilberto Kassab (DEM) candidates. From procedure lecture based on French Discourse Analysis, as proposed by Maingueneau, and based in the relation between different discourse plans, with focuses on the ethos and cenography notions, the work aims to perceive the sense effects built in political discourses. The corpus constitution and analysis, use evidential paradigm (GINZBURG, 1991), whose proposal is like discourse analyst activity, which characterize fundamentally evidential description which become possible understand different discourse plans. Analyses realized perceive different cenographies. The ethos of candidates might be composed of several traces. DEM enterprise ethos meets traces as competence, informally and humor. PT ethos is more maternal , conservative and aggressive. The research possibility concluding which spots of electoral campaign tend an infantilization process of political discourse, campaign trivialization, with traces of humor, tendency that seeming confirm in the Republic presidential electoral campaign in 2010
Palavras-chave: Discurso político
Spots
Ethos
Cenografia
Political discourse
Spots
Ethos
Cenography
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13516
Data de defesa: 19-Jul-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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