???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13516
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRibeiro, Alice Pasqualina Vitorino-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4428602Z1por
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Cecília Pérez de Souza e-
dc.date.accessioned2016-04-28T18:22:20Z-
dc.date.available2011-08-09-
dc.date.issued2011-07-19-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/13516-
dc.description.resumoNo âmbito de reflexões sobre a problemática das relações políticas no Brasil contemporâneo, analiso o discurso político em época de campanha eleitoral. O corpus analisado é constituído de spots veiculados na televisão por ocasião da disputa à Prefeitura de São Paulo, em 2008, pelas candidaturas de Marta Suplicy e Gilberto Kassab, dos partidos PT e DEM, respectivamente. A partir de procedimentos de leitura ancorados nos princípios da Análise do Discurso francesa (AD), sob a perspectiva de Dominique Maingueneau (1997, 2006, 2007, 2008, 2010), e com base na relação entre os diferentes planos do discurso, com ênfase nas noções de cenografia e ethos, o trabalho procura depreender os efeitos de sentido criados em discursos políticos. Para a constituição e análise do corpus, utilizo o método indiciário (GINZBURG, 1991), cuja proposta se assemelha à atividade do analista do discurso que se caracteriza fundamentalmente pela descrição de indícios que tornam possível a interpretação dos diversos planos do discurso. As análises realizadas permitem depreender diversas cenografias. O ethos de uma candidatura parece se compor de vários traços. O ethos empreendedor do DEM reúne traços como a competência, descontração e humor. O do PT apresenta um tom mais maternal , conservador e agressivo. A pesquisa permite concluir que os spots das campanhas eleitorais tendem a um processo de infantilização do discurso político, de banalização das campanhas, com traços de espetacularização pelo humor, tendência que talvez se possa confirmar na campanha eleitoral de 2010 à presidência da Repúblicapor
dc.description.abstractBased on the problematic Brazilian political relations, I analyze the political discourse during electoral campaign. The analyzed corpus constituted of spots exhibited on the TV during dispute of the São Paulo s town hall, in 2008, by Marta Suplicy (PT) and Gilberto Kassab (DEM) candidates. From procedure lecture based on French Discourse Analysis, as proposed by Maingueneau, and based in the relation between different discourse plans, with focuses on the ethos and cenography notions, the work aims to perceive the sense effects built in political discourses. The corpus constitution and analysis, use evidential paradigm (GINZBURG, 1991), whose proposal is like discourse analyst activity, which characterize fundamentally evidential description which become possible understand different discourse plans. Analyses realized perceive different cenographies. The ethos of candidates might be composed of several traces. DEM enterprise ethos meets traces as competence, informally and humor. PT ethos is more maternal , conservative and aggressive. The research possibility concluding which spots of electoral campaign tend an infantilization process of political discourse, campaign trivialization, with traces of humor, tendency that seeming confirm in the Republic presidential electoral campaign in 2010eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T18:22:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alice Pasqualina Vitorino Ribeiro.pdf: 619376 bytes, checksum: 0599de92976490379ead687927e4c28b (MD5) Previous issue date: 2011-07-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.formatapplication/zippor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30237/Alice%20Pasqualina%20Vitorino%20Ribeiro.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLingüísticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiscurso políticopor
dc.subjectSpotspor
dc.subjectEthospor
dc.subjectCenografiapor
dc.subjectPolitical discourseeng
dc.subjectSpotseng
dc.subjectEthoseng
dc.subjectCenographyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleO ethos discursivo do PT e do DEM em spots da campanha eleitoral à Prefeitura de São Paulo em 2008por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alice Pasqualina Vitorino Ribeiro.pdf604,86 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.