???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13536
Tipo do documento: Dissertação
Título: Atividade de formação de professor de ciências: produção de resumos
Autor: Gonçalves, Leticia Reina 
Primeiro orientador: Magalhães, Maria Cecilia Camargo
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo geral desenvolver um trabalho colaborativo-crítico com uma professora de Ciências para compreensão e transformação do trabalho com produção de resumos de textos expositivos lidos pelos alunos. Mais especificamente, é objetivo desta pesquisa compreender criticamente os sentidos das participantes e o compartilhamento de significados sobre resumo de textos expositivos como instrumento de ensino-aprendizagem em aulas de Ciências. A pesquisa está organizada por meio de duas Atividades sócio-histórico-culturais (Sessão Reflexiva e Aula) relacionadas, parcialmente, pelo objeto produção de resumo , e pelos participantes pesquisadora e professora , o que possibilita que os conceitos trabalhados sejam compreendidos, questionados e compartilhados, como uma cadeia criativa (Liberali, 2011) e contextualizem a formação crítica das participantes da pesquisa. Está apoiada na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural, que concebe a atividade de trabalho do homem como transformadora da sociedade e do próprio homem. E ainda, nas discussões de Bakhtin/Volochinov (1929) sobre os modos como o sujeito se constitui como um ser social, inserido em um contexto particular de comunicação e implicado em produções orais e escritas, nessas situações específicas. As discussões da TASCH proporcionam a compreensão de contextos de formação em que a linguagem possibilita a construção de ZDPs para a compreensão dos sentidos das participantes e do compartilhamento de significados. As contribuições de Schneuwly & Dolz (2004) auxiliarão na compreensão das organizações da linguagem nas práticas sociais com o gênero resumo, como instrumento de ensino-aprendizagem na leitura e escrita de textos. A Pesquisa Crítica de Colaboração, como discutida por Magalhães (2007; 2009; 2010) e Magalhães & Oliveira (2011) embasa as escolhas metodológicas em estreita relação com a teoria de base e o conteúdo da pesquisa. Os dados analisados foram produzidos em Sessões Reflexivas com a professora de Ciências Naturais e em observações da sala de aula. Os resultados apontam para a complexidade do trabalho colaborativo-crítico e para a transformação de alguns conceitos sobre a produção escrita de resumos como instrumento de ensino-aprendizagem em Ciências
Abstract: This dissertation aims to develop a collaborative-critical work with a teacher of Science in order to understand and to transform the work with production of written summaries of expository texts which were read by the students. Specifically, this research aims to understand critically the meanings brought by the participants and how they share new meanings on the summary of expository texts as a tool for teaching-learning in Science classes. The research is organized through two socialhistorical activities (Reflexive Session and Class) that are related, in part, by the object summary production and the participants researcher and teacher , that enable the learning concepts to be understood, questioned and shared, like a creative chain (Liberali, 2011) and that contextualize the critical formation for the research participants. It is supported by Social-Historical-Cultural Activity Theory (TASHC), which conceives the man's work activity as a way for transforming society and the man himself. It s also supported by Bakhtin/Volochinov s discussions about the ways the subject is constituted as a social being, inserted in a particular context of communication and implicated in oral and written productions, in these specific situations. The discussions through TASCH provide an understanding of contexts of teacher formation in which the language enables the construction of ZPDs (Zones of Proximal Development) for the participants understanding and sharing of meanings. The contributions given by Dolz & Schneuwly (2004) will assist in understanding language organization in social practices with the genre summary , as a tool of teaching-learning in reading and writing texts. The Collaborative Critical Research, as discussed by Magalhães (2007; 2009; 2010) e Magalhães & Oliveira (2011) supports the methodological choices in close relationship within the theoretical base and the research contents. The analyzed data were produced during Reflexive Sessions with a teacher of Natural Science and through observing some of her classes. The results show the complexity of the collaborative-critical work and the transformation in some concepts on written production of summaries as an instrument of teaching-learning Science
Palavras-chave: Produção escrita de resumos de textos expositivos
Ensino-aprendizagem de escrita
Dialogismo
Formação crítico-colaborativa de professores
Teoria da atividade sócio-histórico-cultural
Colaboração crítica
Production of written summaries of expository texts
Teaching-learning in writing
Dialogism
Collaborative critical formation of teachers
Socio-Historical- Cultural Activity Theory
Critical collaboration
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Gonçalves, Leticia Reina. Atividade de formação de professor de ciências: produção de resumos. 2011. 230 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13536
Data de defesa: 10-Oct-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leticia Reina Goncalves.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.