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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13558
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ações de uma professora-pesquisadora no processo de construção de conceitos em língua de sinais numa escola bilíngue para surdos
Autor: Lorthiois, Amandine Alpha Marie 
Primeiro orientador: Lessa, Angela Brambila Cavenaghi Themudo
Resumo: A pesquisa tem por objetivo investigar as ações de uma professorapesquisadora no processo de construção de conceitos durante uma aula de matemática pelos seus alunos Surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A professora-pesquisadora é ouvinte, usuária da Libras. Ancorada na Teoria Sócio-Histórica e Cultural, a fundamentação teórica abrange a concepção de mediação (VYGOTSKY, 1930/1991; 1934/2009), conceitos espontâneos e científicos (VYGOTSKY, 1934/2009), aprendizagem e desenvolvimento (VYGOTSKY, 1991; 1934/2009), ZPD, colaboração e contradição (VYGOTSKY, 1934/2009; MAGALHÃES, 2009, 2011; MAGALHÃES e OLIVEIRA, 2011), encapsulação da aprendizagem (ENGESTRÖM, 1996/2002) e defectologia (VYGOTSKY, 1934/2010, 1983/1995; KOZULIN e GINDIS, 2007). Também se baseia em conceitos do campo dos Estudos Surdos (BARBOSA, 2009; COURTIN, 2002; FERREIRA-BRITO, 1995; GÓES, 1996; MOURA, 2000, 2011; QUADROS, 2003; 2005/2010; QUADROS e KARNOPP, 2004; PADDEN e HUMPHRIES, 2005; MOTTEZ, 2006; SVARTHOLM, 2008; SVARTHOLM e MOURA, 2011) e de leituras relacionadas ao ensino e aprendizagem da matemática escolar (CÂNDIDO, 2001/2007; CAVALCANTI, 2001/2007; DINIZ, 2001/2007; SMOLE e Diniz, 2001/2007; LORENZATO, 2006; PASSOS, 2006; BLATTO-VALLEE, KELLY, GAUSTAD, PORTER e FONZI, 2007; MATILLAT e GARDIE, 2010). A metodologia adotada nesse trabalho é do estudo de caso qualitativo (TRIVIÑOS, 2008) além de ser uma pesquisa-ação (BURNS, 2010). A produção de dados foi realizada numa escola onde se propõe um trabalho bilíngue para Surdos, partindo do pressuposto de que a Libras é sua primeira língua e o português, a segunda. A análise linguística dos dados é feita a partir da perspectiva da Análise da Conversação (KERBRAT-ORECCHIONI, 1996/2006; MARCUSCHI, 2007), considerando aspectos da língua (QUADROS e KARNOPP, 2004) e da cultura Surda (BAHAN, 2011). Os resultados obtidos demonstram que muitas das ações realizadas pela professora-pesquisadora oferecem possibilidade da criação de um espaço de ZPD, inclusive atentando às especificidades dos Surdos, de modo a propiciar a construção de conceitos pelos alunos
Abstract: The aim of this research is to investigate the actions that a teacherresearcher uses to supply concepts construction process by her Deaf students, users of the Brazilian Sign Language (Língua Brasileira de Sinais Libras), during a class of mathematics. The teacher-researcher is a hearing person, Libras user. Supported by the Social-Historical and Cultural Theory, the theoretical background includes concepts of mediation (VYGOTSKY, 1930/1991; 1934/2009), spontaneous and scientific concepts (VYGOTSKY, 1934/2009), learning and development (VYGOTSKY, 1991; 1934/2009), Zone of Proximal Development (ZPD), collaboration and contradiction (VYGOTSKY, 1934/2009; MAGALHÃES, 2009, 2011; MAGALHÃES e OLIVEIRA, 2011), learning encapsulation (ENGESTRÖM, 1996/2002) and defectology (VYGOTSKY, 1934/2010, 1983/1995; KOZULIN e GINDIS, 2007). It is also based on concepts from Deafness Studies (BARBOSA, 2009; COURTIN, 2002; FERREIRA-BRITO, 1995; GÓES, 1996; MOURA, 2000, 2011; QUADROS, 2003; 2005/2010; QUADROS e KARNOPP, 2004; PADDEN e HUMPHRIES, 2005; MOTTEZ, 2006; SVARTHOLM, 2008; SVARTHOLM e MOURA, 2011) and readings about learning and teaching school mathematics (CÂNDIDO, 2001/2007; CAVALCANTI, 2001/2007; DINIZ, 2001/2007; SMOLE e Diniz, 2001/2007; LORENZATO, 2006; PASSOS, 2006; BLATTO-VALLEE, KELLY, GAUSTAD, PORTER e FONZI, 2007; MATILLAT e GARDIE, 2010). The methodology chosen in this work is that of qualitative case study (TRIVIÑOS, 2008) and an action-research (BURNS, 2010). Data was produced in a school for the Deaf which provides bilingual work, according to the idea that Libras is their first language and portuguese the second one. Linguistic analysis is done based on Conversational Analysis perspective (KERBRAT-ORECCHIONI, 1996/2006; MARCUSCHI, 2007) considering Deaf language (QUADROS e KARNOPP, 2004) and culture (BAHAN, 2011) aspects. Results show that several teacher-researcher actions offer the possibility to create a ZPD context, also considering the singularities of the Deaf, in the way of supplying students concepts construction
Palavras-chave: Educação de surdos
Libras
Linguagem
Professor
Ensino e aprendizagem
Deaf education
Libras
Language
Teacher
Learning and teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Lorthiois, Amandine Alpha Marie. Ações de uma professora-pesquisadora no processo de construção de conceitos em língua de sinais numa escola bilíngue para surdos. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13558
Data de defesa: 14-May-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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