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Tipo do documento: Dissertação
Título: Negociação de sentidos-e-significados sobre as aulas de inglês e o caderno de Língua Inglesa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo: uma pesquisa crítica de colaboração
Negociação de sentidos-e-significados sobre as aulas de inglês e o caderno de Língua Inglesa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo: uma pesquisa crítica de colaboração
Autor: Andrade, Fernanda Amaral de 
Primeiro orientador: Lessa, Angela Brambila Cavenaghi Themudo
Resumo: Este trabalho tem por objetivos (1) depreender e analisar os sentidos-e-significados de uma professora da rede pública sobre as aulas de inglês utilizando os cadernos de língua Inglesa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) e; (2) analisar a interação entre professora-pesquisadora e professora-participante com o propósito de compreender como se deu a negociação de sentidos-e-significados entre elas. Visando discutir os sentidos-e-significados da professora e o processo de negociação, esta pesquisa tem como embasamento teórico a concepção Sócio-Histórico-Cultural (TSHC) de desenvolvimento, linguagem, ensino- aprendizagem, mediação e zona proximal de desenvolvimento (VYGOTSKY, 1930, 1934), e na visão de linguagem como elemento psicológico privilegiado e mediador na constituição de professores críticos e reflexivos. Em relação à linguagem na formação de professores, foi preciso discutir a concepção reflexivo-crítica com base em Freire (1970/2004); Smyth (1992); Pérez Gómez (1992); Giroux (1992, 2000); McLaren (2000) e; documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e as Orientações Curriculares (2006). Esta pesquisa se insere no conceito de pesquisa crítica de colaboração Pccol- (MAGALHÃES, 2007, 2009, 2011), na qual todos os participantes da pesquisa têm papéis ativos na construção e transformação do conhecimento. A delimitação do corpus se efetuou a partir dos dados coletados em uma escola pública estadual da cidade de São Paulo, e teve como participantes a professora-pesquisadora e a professora de língua inglesa (professora-participante). Os dados analisados e discutidos foram gerados a partir da observação e anotações de diário de campo de uma aula do Ensino Médio; gravação de uma aula do Ensino Fundamental; e gravação de quatro sessões reflexivas entre a professorapesquisadora e a professora-participante. As categorias de análise dos dados foram desenvolvidas pela pesquisadora e fundamentaram-se na TSHC (VYGOTSKY, 1930, 1934) e na concepção de colaboração (MAGALHÃES, 2007, 2009, 2011). Os resultados da análise indicam que a interação entre ambas as participantes possibilitou, por meio do questionamento colaborativo de suas práticas, a ressignificação de algumas de suas ações de linguagem perante o material do Estado
Abstract: This paper aims at 1) inferring and analyzing the senses-and-meanings of a public school English teacher, regarding her classes using the English language book provided by the São Paulo Secretary of State for Education (SEE-SP) and; (2) analyzing the interaction between the teacher-participant and teacher-researcher in order to understand how the negotiation of senses-and-meanings between them took place. In view of discussing the senses-and-meanings of the teacher and the concept of collaboration, this research is based on the Socio-Cultural-Historical perspective of development, learning, mediation and the zone of proximal development (ZPD) of Vygotsky (1930, 1934), and on the idea of language as a privileged psychological mediator element in the formation of critical and reflective teachers. Regarding language, it was necessary to discuss the critical-reflective notion based on Freire (1970/2004); Smyth (1992); Pérez Gómez (1992); Giroux (1992, 2000); McLaren (2000) and; the official documents such as Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) and Orientações Curriculares (2006). This research relies on the concept of critical collaboration research Pccol - (MAGALHÃES, 2007, 2009, 2011), in which all research participants have active roles in building and transforming knowledge. The delimitation of the corpus was developed using the data collected in a public school of São Paulo, and was composed of 2 participants: the teacher-researcher and the teacher-participant. The analyzed and discussed data were generated from the observation and diário de campo of one Ensino Médio class; recording of one Ensino Fundamental class; and the recording of four reflective sessions between teacher- researcher and teacher-participant. The categories used for the data analysis were developed by the researcher and were based on the TSHC (VYGOTSKY,1930, 1934) and the concept of collaboration (MAGALHÃES, 2007, 2009, 2011). The results of the analysis indicate that the negotiation among participants created the possibility, through a collaborative review of their practices, of re-signification of their actions before the English language book provided by SEE-SP
Palavras-chave: Professor
Língua inglesa
Colaboração
Sentido-e-significado
Teacher
English
Collaboration
Sense-and-meaning
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Andrade, Fernanda Amaral de. Negociação de sentidos-e-significados sobre as aulas de inglês e o caderno de Língua Inglesa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo: uma pesquisa crítica de colaboração. 2012. 99 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13568
Data de defesa: 24-May-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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