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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13570
Tipo do documento: Tese
Título: Análise dos efeitos da voz em contexto de locução publicitária: um estudo de caso
Autor: Fontana, Marilea 
Primeiro orientador: Madureira, Sandra
Resumo: Esta tese tem como objetivo investigar a construção da expressividade oral em peças publicitárias a partir da análise do trabalho de um locutor profissional renomado que atua em inúmeras campanhas publicitárias no país. Apresenta-se, portanto, em forma de estudo de caso. O corpus desta pesquisa é constituído por gravações de três peças publicitárias institucionais que promovem diferentes gêneros de serviços e produtos e são, assim, distribuídas: peça Bradesco, que divulga a empresa e um de seus produtos seguro de vida; peça Nokia, que divulga uma marca de aparelho celular; e peça Volkswagen, que divulga uma marca de automóveis. Todas as peças são acompanhadas de trilha sonora. Nesta pesquisa, conjugamos três tipos de análises: a análise acústica, realizada com apoio do programa de análise de fala PRAAT, a análise perceptiva e a análise da cena discursiva. A análise acústica compreende o estudo da duração das pausas silenciosas empregadas na locução das três peças publicitárias analisadas. A análise perceptiva engloba, em primeiro lugar, a identificação das proeminências empregadas pelo locutor; em segundo, o julgamento por 121 sujeitos, de três classes sócio-econômicas distintas, a respeito das impressões causadas pelo trabalho de interpretação oral do locutor com base na avaliação de descritores escolhidos para compor um protocolo do diferencial semântico; em terceiro, a avaliação da qualidade e dinâmica de voz por um grupo de 04 juízes treinados na aplicação do protocolo VPAS-PB (2008). A análise da cena discursiva seguiu a linha teórica da análise do discurso francesa (MAINGUENEAU, 2001; 2002; 2008). Os resultados obtidos por meio da análise acústica do estudo da duração das pausas silenciosas mostraram que a pausa é utilizada pelo locutor para destacar informações tanto quanto para simular um contexto interativo, em que o público emerge como interlocutor. Constatamos que a pausa empregada com maior produtividade em sua interpretação é de natureza delimitativa, a qual contribui no modo de o locutor pautar a mensagem. As pausas de natureza expressiva, por outro lado, intensificam o sentido de algumas palavras, e as pausas discursivas são empregadas ao final de cada uma das partes que compõe a mensagem, chamada apresentação-argumentação/apelação . Os resultados da análise perceptiva, que englobou o estudo das proeminências, mostraram que os termos aos quais o locutor atribui proeminência são escolhidos por sua importância diante do contexto e recaem em palavras de conteúdo. Os resultados obtidos no julgamento dos descritores do protocolo do diferencial semântico mostraram que o locutor consegue obter respostas semelhantes nos três grupos sócio-econômicos participantes do estudo e que o descritor convencimento é o melhor avaliado por todos os grupos, independentemente do produto veiculado. Os resultados obtidos na avaliação da qualidade e dinâmica de voz mostraram que os ajustes de qualidade de voz mais frequentemente identificados na locução das três peças foram: laringe abaixada e expansão faríngea. Esses são os ajustes de longo termo que caracterizam a voz do locutor. A laringe abaixada aumenta a extensão do trato vocal e, consequentemente, reforça os componentes de freqüência baixa e a percepção de tom grave. Em termos de expressividade, o tom grave é geralmente correlacionado a poder e força (RECTOR; COTES, 2005; CAMPOS; SALGADO, 2010; KNAPP; HALL, 2010). O ajuste de expansão faríngea, que evita a produção de constrições faríngeas, foi usado produtivamente pelo locutor e a voz produzida com esse ajuste apresenta efeito impressivo de agradabilidade. Em relação aos aspectos dinâmicos, a taxa de elocução e as alterações de pitch contribuíram para promover os efeitos de sentido e prender a atenção do ouvinte. Os resultados da análise da cena discursiva mostraram que o modo como a cenografia é criada atua para envolver o público-alvo e que a validação da mensagem ocorre por meio da identificação do público com anúncio e pelo ethos construído por meio da enunciação do locutor. O impacto que a interpretação das peças publicitárias provocada pelo locutor resulta não apenas das características de sua qualidade de voz, mas, também, do emprego de características prosódicas que coadunam simbolismo sonoro a efeitos de sentido
Abstract: This thesis aims at investigating the construction of the oral expressiveness in advertising pieces based on the analysis of a reknown professional speaker s work who acts in several advertisement campaigns in the country. Thus, it is presented in a case study form. The corpus of this research is comprehended by the recordings of three institutional advertising pieces which offer different service and product genres and which are distributed as the following: Bradesco piece, which advertises the company and one of its main products life insurances; Nokia piece, which advertises a mobile phone brand; and Volkswagen piece, which advertises a car brand. All of them are accompanied by soundtrack. In this research, three kinds of analyses are used: the acoustic analysis, performed with the assistance of the program PRAAT for the speech analysis, the perceptive analysis and the analysis of the discursive scene. The acoustic analysis involves the study of duration of the silent pauses used in the speech in the three advertising pieces analyzed. The perceptive analysis comprehends, first, the identification of the prominences employed by the speaker; second, the judgement of 121 subjects from three different social levels about the impressions caused by the speaker s oral interpretation work based on the assessment of descriptors chosen to compose a semantic differential protocol; third, an assessment of the voice quality and dynamic by a group of 04 judges trained in the VPAS-PB (2008) protocol application. The analysis of the discursive scene followed the theoretical trend of the French speech analysis (MAINGUENEAU, 2001; 2002; 2008). The results obtained with the acoustic analysis of the study of duration of silent pauses showed that the pause is used by the speaker either to highlight information or to simulate an interactive context, in which the audience emerges as interlocutor. It was observed that the pause employed with more productivity in its interpretation has a delimitative nature, which contributes in the way the speaker states the message. The pauses of expressive nature, on the other hand, intensify the meaning of some words, and the discursive pauses are employed at the end of each one of the parts which comprehend the message, called presentation-argumentation/appeal . The results of the perceptive analysis, which involved the study of the prominences, showed that the terms to which the speaker attributed prominence, are chosen by their importance to the context and are placed on words with content. The results obtained in the assessment of descriptors on the protocol of differencial semantics showed that the speaker obtains similar answers in the three socio-economic groups participating in the study and that the descriptor conviction is the best assessed one by all the groups, whichever the product advertised. The results obtained in the assessment of voice quality and dynamic showed that the adjustments of voice quality more often identified in the speech of the three pieces were: lowered larynx and pharyngeal expansion. These are the long term adjustments which characterize the speaker s voice. The lowered larynx increases the extension of the vocal treat and, consequently, reinforces the features of low frequency and the perception of high pitch. In terms of expressiveness, the high pitch is general associated to power and strength (COTES, 2005; CAMPOS E SALGADO, 2010; KNAPP E HALL, 2010). The adjustment of the pharyngeal expansion, which avoids the production of pharyngeal constrictions was productively used by the speaker and the voice produced with this adjustment presents an impressive pleasing effect. In regard to the dynamic aspects, the rate of speech and the pitch changes contributed to promote the meaning effects and to maintain the listener s attention. The results concerning the analysis of the discursive scene showed that the way the scene is set acts in involving the target audience and that the validation of the message takes place by means of the audience s connection with the advertisement and the ethos constructed by the speaker s speech. The impact the interpretation of the advertisement pieces instigated by the speaker results not only from the characteristics of his voice quality, but also from the use of prosodic characteristics, which connect sound symbolism to meaning effects
Palavras-chave: Expressividade da fala
Locução publicitária
Fonoestilística
Interpretação oral
Linguagem e comunicação
Expressiveness in speech
Advertising speech
Phonostylistics
Oral interpretation
Language and communication
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Fontana, Marilea. Análise dos efeitos da voz em contexto de locução publicitária: um estudo de caso. 2012. 165 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13570
Data de defesa: 24-May-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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