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Tipo do documento: Dissertação
Título: O processo de inclusão educacional do surdo para os profissionais que atuam em uma escola da rede municipal de ensino
Autor: Kamilos, Karla Luiz 
Primeiro orientador: Lessa, Angela Brambila Cavenaghi Themudo
Resumo: Esse estudo insere-se na Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na linha de pesquisa de Linguagem e Educação. Essa pesquisa centra-se nas questões de inclusão educacional do aluno Surdo, tendo em vista a importância do profissional que atua na escola. Buscou-se entender como se dá a inclusão educacional do Surdo numa escola da rede da Prefeitura de São Paulo, sob o ponto de vista dos educadores. As análises dos dados foi organizada em três principais categorias. São elas: Categoria 3.1 Despreparo do profissional e necessidade de assessoria; Categoria 3.2. Comunicação e preconceito; Categoria 3.3 Inclusão x Exclusão. Os dados foram analisados a partir da teoria de análise de conteúdo proposta por Bardin (1997) sob a luz da teoria Sócio- Histórica-Cultural (Vigotsky, 1994), dos estudos sobre pensamento e linguagem (Vigotsky, 2008), concomitantemente aos estudos de Lacerda (2000) e Moura (2008). A pesquisa foi realizada em uma escola regular da Prefeitura que trabalha com a inclusão educacional de alunos Surdos e tem a participação de uma Sala de Apoio e Acompanhamento da Inclusão (SAAI). Foram cinco os profissionais que participaram da entrevista semi estruturada, as quais foram gravadas e transcritas. As entrevistas permitiram observações acerca do que pensam os profissionais que atuam com a inclusão educacional do Surdo. Percebeu-se na análise dos dados que os profissionais têm dúvidas com relação ao trabalho que realizam, entretanto fazem o que podem para melhor acolher os alunos Surdos
Abstract: This study is inserted on Applied Linguistics and Language Studies in the research field of Language and Education. This research focuses on questions of educational inclusion of the Deaf student, mainly in the importance of the professional who works at school. We tried to understand how is the educational inclusion of the Deaf in a school of the Prefecture of São Paulo, from the point of view of educators. The analysis of the data was organized into three main categories: Category 31. Lack of training from the professional and need of advice; Category 3.2 Communication and prejudice; Category 3.3 Inclusion versus exclusion. The data were analyzed from the content analysis theory proposed by Bardin (1997) under the light of the Socio-Cultural-Historical theory (Vigotsky, 1994); studies on language and thinking (Vigotsky, 2008) concurrently with the studies of Lacerda (2000) and Moura (2008). The survey was conducted in a regular school of the city of São Paulo who works with the mainstreaming of Deaf students that has the participation of a Support Classroom and an Inclusion Monitoring (SAAI). The interview was a semistructured one and it was done with five professionals. The interviews were recorded and transcribed. They allowed comments about what the professionals who work with educational inclusion of the Deaf think. It was realized in data analysis that the professionals have doubts about to the work they do but that they do whatever they can with the Deaf students to accommodate them at school
Palavras-chave: Surdos
Educador
Inclusão educacional
Libras
Comunicação
Deaf
Teacher
Educational mainstreaming
Libras
Communication
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Kamilos, Karla Luiz. O processo de inclusão educacional do surdo para os profissionais que atuam em uma escola da rede municipal de ensino. 2012. 142 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13571
Data de defesa: 11-Jun-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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