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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13582
Tipo do documento: Dissertação
Título: O professor de inglês/course designer na hotelaria: desafios, reflexões e a (trans)formação de uma prática docente sob a influência da complexidade
Título(s) alternativo(s): The English teacher/course designer in the hotel market: challenges, reflections and the trans(formation) of a practice under influence of complexity
Autor: Souza, Andréa Braga Cazerta de 
Primeiro orientador: Freire, Maximina Maria
Resumo: O objetivo desta dissertação é descrever e interpretar o fenômeno a prática docente de um professor de inglês/course designer em dois cursos para a área da hotelaria, buscando subsídios para melhor compreendê-la. Neste trabalho, os operadores da complexidade (Morin, 2005, 2008, 2009, 2010; Mariotti, 2002, 2007; Moraes, 2008,2010) são articulados ao embasamento teórico do estudo: o ensino de inglês para fins específicos (Hutchinson & Waters,1987; Dudley-Evans & St John,1998); o design de cursos (Graves, 2000), a formação de professores (Pineau, 1988; Pineau & Michéle, 1983; Freire, 2009), as experiências e o pensamento reflexivo (Dewey,1938), e prática reflexiva (Schön, 1992). A abordagem hermenêutico-fenomenológica (van Manen, 1990; Freire,1998, 2006, 2007, 2008, 2010, no prelo), também estabelece interlocução com a complexidade, oferecendo suporte metodológico à pesquisa. A interpretação da vivência em dois cursos foi feita sob a ótica da pesquisadora, professora/course designer, por meio da utilização de instrumentos de registro textual, produzidos por mim e pelos demais participantes, meus alunos. A articulação entre minhas reflexões e a fala dos participantes me possibilitou refletir e compreender minha experiência. As duas vivências do fenômeno foram descritas e interpretadas separadamente para serem então articuladas, revelando três temas: necessidade, dificuldade e satisfação. Estes, por sua vez, estão relacionados à aprendizagem, mudança, equilíbrio, motivação, segurança, manutenção, interação, superação, conquistas e envolvimento ─ desdobramentos descritos e interpretados neste trabalho. A vivência nos dois cursos possui diversos pontos de interlocução; contudo cada contexto possui suas particularidades que geram a (trans)formação de minha prática e promovem a minha auto-heteroecoformação (Freire, 2009) docente em um contexto específico
Abstract: The objective of this research is to describe and interpret the phenomenon the practice of an English teacher/course designer in two courses for the hotel market, searching for subsidies to better understand it. In this study, the theoretical principles of complexity (Morin, 2005, 2008, 2009, 2010; Mariotti, 2002, 2007; Moraes, 2008,2010) are articulated with the theoretical bases provided by: English for Specific Purposes (Hutchinson & Waters,1987; Dudley-Evans & St John,1998); the design of specific courses (Graves, 2000); teacher education (Pineau, 1988; Pineau & Michéle, 1983; Freire, 2009); experiences and reflective thought (Dewey,193); and reflective practice (Schön, 1992). The hermeneutic-phenomenological approach (van Manen, 1990; Freire,1998, 2006, 2007, 2008, 2010, forthcoming) also establishes a steady dialogue with complexity, thus offering support to this research. The interpretation of the two courses investigated is made from the perspective of the researcher/teacher/course designer, considering the texts produced by all participants of this study. The articulation between my reflections and the participants texts make it possible for me to reflect upon and understand the phenomenon. The two lived experiences are described and interpreted separately to be articulated subsequently. Although the experiences are distinct, in both courses, the texts reveal three themes: necessity, difficulty and satisfaction, which are related to learning, change, balance, motivation, security, maintenance, interaction, overcoming, achievements and involvement ─ described in details in this study. The experiences lived in both courses have main points in common; nevertheless, each context has its own peculiarities which generate the gradual (trans)formation of my practice and promote my self-hetero-ecoformation (Freire, 2009) in a specific context
Palavras-chave: Complexidade
Ensino de inglês para fins específicos
Abordagem hermenêutico-fenomenológica
Cursos para a área da hotelaria
English for specific purposes
Complexity
Hermeneutic-phenomenology approach
Language courses for the hotel market
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Souza, Andréa Braga Cazerta de. The English teacher/course designer in the hotel market: challenges, reflections and the trans(formation) of a practice under influence of complexity. 2012. 277 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13582
Data de defesa: 10-Aug-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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