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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13594
Tipo do documento: Tese
Título: Uma caminhada pela vivência de graduandos em educação física na disciplina produção textual, pelo percurso da complexidade
Autor: Oliveira, Gisele de
Primeiro orientador: Freire, Maximina Maria
Resumo: Este trabalho teve por objetivo descrever e interpretar o fenômeno a vivência dos graduandos em Educação Física na disciplina Produção Textual, a partir de registros textuais compartilhados por alunos que cursaram a disciplina durante um semestre. Fundamentando-se em duas bases de apoio ─ complexidade e ensino de língua materna ─, esta tese aborda o paradigma da complexidade, os sistemas complexos e a relação entre complexidade e Educação, tendo como principais autores Behrens e Oliari (2007), Moraes (1997, 2008, 2010), Morin (2000, 2005, 2008, 2011a) e Tescarolo (2004). Este trabalho também aborda experiências prévias, produção textual, letramento e o ensino de Português para Fins Específicos, embasando-se, principalmente, em Dewey (1938), Dudley-Evans e St John (1998), Antunes (2003, 2009), Celani (2005a, 2008), Ramos (2009), Rojo (2009). Foram seguidos os princípios metodológicos da abordagem hermenêutico-fenomenológica (van Manen, 1990 e Freire, 1998, 2007, 2008, 2010, 2011a, b, 2012a, b) que, dialogando com o olhar complexo, permitiram que os registros textuais, produzidos por meio de atividades desenvolvidas durante as aulas da disciplina Produção Textual, revelassem a constituição temática do fenômeno. Os temas hermenêutico-fenomenológicos emergentes do processo interpretativo ─ participantes, disciplina, aprendizagem e relações ─ evidenciam como os alunos vivenciaram a disciplina Produção Textual e sugerem possíveis caminhos futuros a seguir, em relação ao desenho do curso, às dinâmicas das aulas e às interações com outros sistemas, podendo trazer contribuições importantes para a construção de conhecimentos
Abstract: This study had the objective of describing and interpreting the phenomenon experience lived by Physical Education students in the discipline Writing, which was shared by them in the texts written throughout the semester they had such a subject as part of their undergraduation course. Having two support bases ─ complexity and first language teaching ─, this thesis presents the paradigm of complexity, the complex systems and the connections between Education and complexity, grounded on Behrens & Oliari (2007), Moraes (1997, 2008, 2010), Morin (2000, 2005, 2008, 2011a) and Tescarolo (2004). This research also addresses previous experiences, writing production, literacy and Teaching Portuguese for Specific Purposes, mainly based on: Dewey (1938), Dudley-Evans e St John (1998), Antunes (2003, 2009), Celani (2005a, 2008), Ramos (2009), and Rojo (2009). The principles of the hermeneutic-phenomenological approach were followed (van Manen, 1990 and Freire, 1998, 2007, 2008, 2010, 2011a, b, 2012a, b). From such a methodological foundation, in harmony with the complex perspective, it was possible to identify the thematic constitution of the phenomenon on focus. The emerging hermeneutic-phenomenological themes ─ participants, discipline, learning, and relations ─ revealed the way those students lived their writing experience in the discipline, and suggested possible paths to be followed regarding course design, class activities and interactions with other systems which may significantly contribute to the construction of knowledge
Palavras-chave: Produção textual
Abordagem hermenêutico-fenomenológica
Complexidade
Educação física
Writing
Hermeneutic-phenomenological approach
Complexity
Physical education
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Oliveira, Gisele de. Uma caminhada pela vivência de graduandos em educação física na disciplina produção textual, pelo percurso da complexidade. 2012. 218 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13594
Data de defesa: 11-Oct-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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