???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13599
Tipo do documento: Dissertação
Título: Perspectivas do aluno de uma escola pública em relação ao trabalho com os exercícios de língua inglesa propostos no Caderno do Aluno da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Perspectives of the student of one public school with regard to work with proposed exercises of English language in the Student Book from the São Paulo State Education Secretariat
Autor: Junqueira, Priscilla 
Primeiro orientador: Celani, Maria Antonieta Alba
Resumo: Esta pesquisa está inserida na área da Linguística Aplicada e tem por objetivo investigar as perspectivas do aluno de uma escola pública em relação ao trabalho com os exercícios de língua inglesa propostos no Caderno do Aluno da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (3° ano do Ensino Médio - volume 3). Os tipos de exercícios abordados neste estudo centram-se na gramática, que está inserida na concepção de linguagem, e no trabalho em equipe. O contexto educacional compreendido se baseia no Currículo de Língua Estrangeira Moderna, Inglês, do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2010), e tem como aportes o Caderno do Aluno (SÃO PAULO, 2009a) e o Caderno do Professor (SÃO PAULO, 2009b). O eixo teórico adotado se fundamenta principalmente em Vigotski (1934/1991; 1934/2008) e sua visão Sócio-Histórico-Cultural. Em complemento, recorre-se a Koch (2003), Travaglia (1995/2005), Larsen-Freeman (2003) e Celce-Murcia (2008) em se tratando de linguagem e gramática; e a Magalhães (2009) para abordar o trabalho em equipe. Metodologicamente, esta pesquisa se enquadra num estudo de caso (STAKE, 1995; YIN, 2001) de cunho qualitativo interpretativista, que se utiliza de questionário (NUNAN, 1992) e de entrevista (RUBIN & RUBIN, 2005) como instrumentos de coleta de dados. Foram identificadas dez diferentes perspectivas dos alunos em relação à aprendizagem de inglês neste contexto de pesquisa. Os resultados da análise mostraram que há alguns princípios estabelecidos no Currículo e no Caderno do Professor que permeiam as atividades do Caderno do Aluno, conforme se verifica nas perspectivas dos alunos identificadas: de que se aprende inglês com as atividades de gramática, de que consideram positivo o trabalho em equipe, e de que eles contribuem para a aprendizagem de seus colegas. Por outro lado, algumas outras perspectivas apontam que há uma divergência entre as orientações que estão no Currículo e no Caderno do Professor e a maneira como os exercícios são apresentados no Caderno do Aluno e trabalhados em sala de aula, como a de que os alunos sentem falta de atividades que contemplem as habilidades de speaking (falar) e listening (escutar), ou de que só é possível aprender o idioma por meio de treinos e repetições
Abstract: This research is inserted in the Applied Linguistic area and intends to investigate the perspectives of the student of one public school with regard to work with proposed exercises of English language in the Student Book from the São Paulo State Education Secretariat. The sorts of exercises covered in this study are centered in grammar, which is included in language conception, and in team work. The educational context comprised is based on the São Paulo State Modern Foreign Language Curriculum, English, (SÃO PAULO, 2010), with the addition of the Student Book (SÃO PAULO, 2009a) and the Teacher Book (SÃO PAULO, 2009b). The theoretical axis is mainly based in Vigotski (1934/1991; 1934/2008) and his Social- Historical-Cultural vision. It is complemented with Koch (2003), Travaglia (1995/2005), Larsen-Freeman (2003) and Celce-Murcia (2008) for language and grammar concerns and Magalhães (2009) for team work concern. Methodologically, this research fits in a case study (STAKE, 1995; YIN, 2001) of interpretative qualitative type that uses a questionnaire (NUNAN, 1992) and an interview (RUBIN & RUBIN, 2005) as data gathering instruments. I identified ten different perspectives of students about English learning in the context of this research. The analysis of the results showed that there are some established principles in the Curriculum and in the Teacher Book which permeate the Student Book, as seen in the identified perspectives of students of English learning based on grammar, the team work positive consideration, and their collaborative role for colleagues learning. In other hand, some other perspectives showed that there are divergences between the orientation inside the Curriculum and Teacher Book and the manner how the exercises are presented in the Student Book and worked in classroom, such as the lack of activities of speaking and listening or that is only possible to learn the idiom by means of training and repetitions, as perceived by the students
Palavras-chave: Ensino de inglês
Gramática
Trabalho em equipe
Perspectivas do aluno
Currículo de língua estrangeira moderna do Estado de São Paulo
Caderno do aluno
Caderno do professor
English teaching
Grammar
Team work
Perspectives of the student
São Paulo state modern foreign language curriculum
Student book
Teacher book
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Junqueira, Priscilla. Perspectives of the student of one public school with regard to work with proposed exercises of English language in the Student Book from the São Paulo State Education Secretariat. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13599
Data de defesa: 25-Oct-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Priscilla Junqueira.pdf3,19 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.