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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13616
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino e a aprendizagem da leitura sobre as questões étnico-raciais: dilema, problema ou construção de conhecimentos desejáveis?
Título(s) alternativo(s): The teaching and learning of reading on ethnic/racial issues: dilemma, problem or desirable knowledge building?
Autor: Oliveira, Silvia Christina Monteiro de 
Primeiro orientador: Lessa, Angela Brambila Cavenaghi Themudo
Resumo: Este trabalho tem por objetivo questionar como professor e aluno constroem as questões étnico-raciais em sala de aula por meio da leitura. A tese está centrada no estudo de leitura e interpretação do rap em forma de poema, O Navio Negreiro, de Caetano Veloso, e tem como objetivos contribuir para o desenvolvimento da leitura e compreensão de texto, além de refletir acerca da situação do aluno afrodescendente visando à importância da aplicação da Lei 10.639 909/ 2003 nas unidades escolares. Como o texto trabalhado na pesquisa é de caráter literário e apresenta muitas metáforas e, grande parte das escolas públicas não prepara seus alunos para as habilidades e competências de leitura desse tipo de texto, me apoio na teoria sócio-histórico cultural (Vigotsky, 1934) e aponto a importância desse suporte no que tange à leitura como prática social. Com relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa ação (Thiollent ,1982) foi desenvolvida sob um enfoque qualitativo e teve como meta analisar as ações de uma professora de Língua Portuguesa e de seus alunos no decorrer de três aulas de leitura. O instrumento utilizado para a geração de dados foi a gravação de aulas nas quais houve o pensar em conjunto (Pontecorvo, 2005). As categorias de análise linguística são propostas por Orsolini (2005), Pontecorvo (2005) e Kebrat Orechioni (2006). Na análise de dados procurei discutir as ações pedagógicas em sala de aula a fim de entender como professor e aluno constroem as questões étnico-raciais nas aulas de leitura. Os resultados da pesquisa permitem dizer que as ações da professora pesquisadora na prática de mediação e interação de leitura possibilitaram a formação dos alunos como leitores crítico e reflexivos e, houve uma valorização da Cultura e da História Afro- brasileira. Por fim, esta pesquisa permitiu ao professor pesquisador pensar em possíveis ações afirmativas e pedagógicas em torno da negritude com o intuito de propor uma escola preparada para reconhecer e assimilar a diversidade no cotidiano escolar além de oferecer aos alunos a oportunidade de refletirem criticamente sobre nas questões étnico-raciais em sala de aula
Abstract: The present dissertation aims at questioning how teachers and students construct their ethnic/racial issues in the classroom through reading. The thesis focuses on the study of reading and interpretation of the rap in the form of Caetano Veloso poem, Slave Ship, and aims to contribute to the development of text reading and understanding. Moreover, it reflects on the situation of the students of African descent, seeking to reflect on the importance of the enforcement of law number 10.639.909/ 2003 at schools. As the type of text worked out in the research is literary and has many metaphors, and a large fraction of the public schools do not prepare their students for the skills and competencies needed in this kind of reading, I support the Cultural-Historical Theory (Vygotsky, 1934) and point out the importance of this support when it comes to reading as a social practice. Regarding methodological procedures, action research (Thiollent, 1982) was developed under a qualitative approach and was aimed at analyzing the actions of a teacher of Portuguese and her students over three reading classes. The instrument used for data generation was the recording of classes in which there was the "thinking together" process (Pontecorvo, 2005). The categories of linguistic analysis are proposed by Orsolini (2005), Pontecorvo (2005) and Kebrat Orechioni (2006). In data analysis I sought to discuss the pedagogical actions in the classroom in order to understand how teachers and students construct their ethnic/racial issues in reading lessons. The survey results allow to say that the actions of the researcher teacher - the practice of mediation and reading interaction- enabled the development of students as critical and reflective readers, and there was an appreciation of Afro-Brazilian Culture and History. Finally, this research allowed the researcher teacher to think about possible affirmative pedagogic action around the blackness in order to propose a school prepared to recognize and assimilate the diversity in school life and to provide students the opportunity to reflect critically on the ethnic/racial issues in the classroom
Palavras-chave: Leitura
Cultura afro-brasileira
Ensino-aprendizagem em língua materna
Construção de sentidos
Reading
Afro-brazilian culture
Learning-teaching in mother tongue
Construction of meaning
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Oliveira, Silvia Christina Monteiro de. The teaching and learning of reading on ethnic/racial issues: dilemma, problem or desirable knowledge building?. 2013. 149 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13616
Data de defesa: 25-Feb-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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