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dc.creatorMenegon, Paulo Sérgio-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4336532E5por
dc.contributor.advisor1Madureira, Sandra-
dc.date.accessioned2016-04-28T18:22:47Z-
dc.date.available2014-01-21-
dc.date.issued2013-12-11-
dc.identifier.citationMenegon, Paulo Sérgio. Metáforas no ensino de canto e seus efeitos na qualidade vocal: um estudo acústico-perceptivo. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/13648-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo investigar, com base em análises perceptiva e fonético-acústica, os efeitos nos ajustes de qualidade de voz de emissões de canto motivados pela apresentação de metáforas, estratégia de ensino comumente utilizada no contexto de ensino de canto lírico. Foram relacionados os planos fonético-acústico, perceptivo e metafórico com o intuito de verificarmos as estratégias de configuração do trato vocal e os ajustes fonatórios utilizados pelos sujeitos com base na sugestão da metáfora. A fundamentação teórica compreende a teoria de acústica de produção da fala (Fant, 1970) e Modelo fonético de descrição de qualidades de voz (Laver, 1980). Os dados compreendem gravações da canção popular Sapo Jururu feitas por 5 sujeitos do sexo feminino com idades entre 18 e 35 anos. As gravações, do ponto de vista acústico, foram analisadas no PRAAT com auxílio da aplicação do script ExpressionEvaluatorbySG desenvolvido por Barbosa (2009). Os ajustes de qualidade de voz foram analisados pelo VPAS PB. Os resultados das análises acústica e perceptiva foram submetidos a testes de análise discriminante e Teste t de variáveis independentes. Verificamos maior impacto da metáfora da catedral na emissão vocal do que das demais metáforas. A sugestão da metáfora da catedral levou os sujeitos a utilizarem estratégias de ampliação de cavidades de ressonância, principalmente por uso de ajuste de mandíbula aberta, mas também por meio de abaixamento da laringe e corpo de língua recuada. As metáforas instrutivas provocaram alterações nas configurações articulatórias que se moldaram para contemplar a associação elicitada pela metáfora, percorrendo o trajeto inverso ao da metáfora sonora, conforme argumenta Madureira (2011). Este estudo traz contribuições para o desenvolvimento de reflexões sobre os efeitos das metáforas no ensino do canto, especialmente do canto líricopor
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to use perceptive and phonetic-acoustic analysis to investigate the effects in voice quality adjustments made in singing emissions motivated by the introduction of metaphors, a training strategy typically used in the teaching of lyric singing. By means of correlations between phonetic-acoustic, perceptive and metaphoric plans we verified strategies in vocal tract configuration and the phonatory adjustments used by subjects based on the metaphoric suggestions. The theory that supports this study includes Fant s Acoustic Theory of Speech Production (1970) and Laver s Phonetic Description of Voice Quality (1980). We analyzed recordings of the popular Brazilian song Sapo Jururu made by five female subjects aged between 18 and 35 years old. Recordings were acoustically analyzed in PRAAT, applying the script - ExpressionEvaluatorbySG developed by Barbosa (2009). Voice quality adjustments were analyzed by VPAS PB. Discriminant analysis tests and Independent T-tests were applied and the results of the perceptive and acoustic analyses discussed and interpreted. The cathedral metaphor was thought to produce more impact on the vocal productions than the other metaphors. The cathedral metaphor led the subjects to use strategies to enlarge their resonance cavities, mainly by opening the mouth (Open Jaw setting), but also by means of lowering the larynx (Lowered Larynx setting) retracting the tongue (Retracted Tongue Body setting). The instructional metaphors were thought to influence articulatory configurations which were shaped according to cognitive associations elicited by the nature of the metaphor, trailing the inverse path of the sound metaphors as argues Madureira (2011). This study results brings contributions for us to reflect on the effect of training skills based on the introduction of metaphors, especially in the context of lyric singingeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T18:22:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paulo Sergio Menegon.pdf: 2956548 bytes, checksum: f11ed190344350c74a6555d3857d657a (MD5) Previous issue date: 2013-12-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30382/Paulo%20Sergio%20Menegon.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLingüísticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectCantopor
dc.subjectPercepção auditivapor
dc.subjectAnálise acústicapor
dc.subjectMetáforapor
dc.subjectSingingeng
dc.subjectPerceptive analysiseng
dc.subjectAcoustic analysiseng
dc.subjectMetaphorseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleMetáforas no ensino de canto e seus efeitos na qualidade vocal: um estudo acústico-perceptivopor
dc.title.alternativeMetaphors in singing training and its effects in vocal quality: an acoustic-perceptive studyeng
dc.typeDissertaçãopor
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