REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13649
Tipo: Tese
Título: A vivência de professores de língua inglesa em contexto inclusivo
Título(s) alternativo(s): The living experience of English teachers in inclusive context
Autor(es): César, Cynthia Fernanda Ferreira
Primeiro Orientador: Celani, Maria Antonieta Alba
Resumo: O objetivo desta pesquisa é descrever e interpretar o fenômeno a vivência de professores de língua inglesa em contexto inclusivo, considerando para isso a perspectiva de quem o vivenciou: o professor de língua inglesa que atua em contexto inclusivo. Esta pesquisa teve como base teórica e metodológica a complexidade segundo Morin (2007, 2008), Moraes (2008), Mariotti (2007), Behrens, (2006) e outros, a qual estabeleceu diálogo com a abordagem metodológica escolhida, a Hermenêutica-Fenomenológica, e com os estudos relacionados ao (a) conceito de necessidades educacionais específicas e inclusão escolar segundo Mitler (2003), Glat (2004), Gonzáles (2007) e outros; e (b) conceito de dificuldades de aprendizagem segundo Garcia (1998), Weiss e Cruz (2007) e outros. Esta pesquisa foi realizada com dezoito professores de escolas regulares da rede pública e privada de Ensino Fundamental e Médio do Estado de São Paulo. Os textos foram gerados ao longo de quase dois anos. Os instrumentos de geração dos textos foram: relatos e questionário. Apoiei-me na Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica (AHF) segundo van Manen (1990) e Freire (2007, 2010) para descrever e interpretar o fenômeno em questão. Minha interpretação dos textos coletados revelou que o fenômeno a vivência de professores de língua inglesa em contexto inclusivo se constitui por três temas: Desafios, Emoções e Apoio
Abstract: The aim of this study is to describe and interpret the phenomenon The living experience of English teachers as a foreign language in inclusive context. This study was conducted with eighteen teachers from Primary/Secondary Education public and private regular schools in the state of Sao Paulo. The theoretical-methodological basis for this research was the complexity theory according to Morin (2007, 2008), Moraes (2008), Mariotti (2007), Behrens, (2006) and others, which established a dialogue with the methodological approach chosen, the Hermeneutic-phenomenological, and the studies related to (a) the special needs concept and inclusion in education according to Mitler (2003), Glat (2004), Gonzáles (2007) and others; and (b) the concept of learning disabilities according to Garcia (1998), Weiss and Cruz (2007) and others. The collection of textual registers occurred along almost two years. The instruments used were: reports and a questionnaire. This research was carried out based on the Hermeneutic Phenomenological Approach according to van Manen (1990) and Freire (2007, 2010) to interpret the phenomenon in question. My interpretation of the textual registers revealed that the phenomenon the living experience of English teachers in inclusive context may be seen as consisting of three themes: Challenges, Emotions and Support
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem da língua inglesa
Inclusão
Abordagem hermenêutico-fenomenológica
Complexidade
Formação de professores
Teaching-learning of English
Inclusion
Hermeneutic phenomenological approach
Complexity
Teacher education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Lingüística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: César, Cynthia Fernanda Ferreira. The living experience of English teachers in inclusive context. 2013. 98 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13649
Data do documento: 18-Dez-2013
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cynthia Fernanda Ferreira Cesar.pdf812,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.