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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13673
Tipo do documento: Tese
Título: O agir didático do professor de Língua Portuguesa e sua reconfiguração em textos de autoconfrontação
Autor: Silva, Carla Messias Ribeiro da 
Primeiro orientador: Zanotto, Mara Sophia
Resumo: Esta pesquisa visa a caracterizar o agir didático de duas professoras de Língua Portuguesa durante duas práticas de ensino sobre dois gêneros textuais do eixo do narrar, a saber, a história em quadrinhos e o conto, e verificar a reconfiguração desse agir pelas próprias professoras em textos de autoconfrontação simples e cruzadas. Compreende-se como agir didático as intervenções dos professores em interação com alunos no processo de transformação de um objeto de ensino em objeto efetivamente ensinado. Esta tese se inscreve no atual movimento de pesquisas sobre o trabalho do professor de Língua Portuguesa que, a partir de estudos empíricos, almeja contribuir com a ampliação da percepção do docente de Língua Portuguesa acerca de seu próprio agir em sala de aula. Desse modo, esta tese em Linguística Aplicada integra, de modo basilar e triangular, a vertente teórica do interacionismo sociodiscursivo e os aportes da Didática das Línguas e da Clínica da Atividade, visando a buscar respostas para a análise do trabalho do professor, a partir do cruzamento de dois métodos que consideramos complementares para exercer o métier do docente de Língua Portuguesa: a análise da prática realizada por um observador externo (o pesquisador) e pelos professores participantes. Em relação ao método de geração dos dados, utilizamos o dispositivo da autoconfrontação (CLOT, 2010): registro em áudio e vídeo das aulas e das autoconfrontações simples e cruzadas. Organizamos o método de análise em duas etapas: 1) análise das práticas de ensino: o objeto de ensino, as atividades escolares, as ferramentas e os dispositivos didáticos, as formas sociais de trabalho e os gestos didáticos fundamentais e específicos (SCHNEUWLY; DOLZ, 2009); e 2) análise das autoconfrontações (MACHADO; BRONCKART, 2009; BULEA, 2010). Com o resultado das análises, tornou-se possível caracterizar o agir didático das duas professoras em relação aos gêneros textuais e às práticas de leitura, além das observações das próprias professoras a respeito de seu trabalho e agir. Assim, identificamos as práticas de leitura que se encontram secularizadas no trabalho do professor de Língua Portuguesa, ampliamos a noção de gestos didáticos, caracterizamos o agir didático e constatamos que o método adotado nesta tese pode constituir a primeira etapa de uma formação continuada pautada em situações concretas de sala de aula
Abstract: This research aims to characterize the didactic act of two female teachers of Portuguese during 2 teaching practices about 2 textual genres from the narration axis, namely, comics and short story, and verify the reconfiguration of this act by the teachers themselves in texts with simple and crossed self-confrontation. We understand as didactic act teachers interventions when interacting with students in the process of turning a teaching object into an effectively taught object. This thesis inscribes itself in the current movement of researches on the Portuguese teacher s job, which, by means of empirical studies, aims to contribute to broadening the Portuguese teacher s perception of her/his own act in the classroom. Thus, this thesis in Applied Linguistics is inscribed, in a basilar and triangular way, into the theoretical approach of sociodiscursive interactionism and contributions from the Didactics of Languages and the Clinic of Activity, in order to seek answers to analyze teachers' job, by crossing 2 methods that we regard as complementary to practice the métier, and the Portuguese teacher her/himself: the analysis of practice by an external observer (the researcher) and by teachers participating in the research. Regarding the method to generate data, we used the self-confrontation device (CLOT, 2010): audio and video recording of classes and simple and crossed selfconfrontations. We organized the analytical method in two steps: 1) analysis of teaching practices: the object of teaching, school activities, tools, and didactic devices, social forms of work, and the fundamental and specific didactic gestures (SCHNEUWLY; DOLZ, 2009); and 2) analysis of self-confrontations (MACHADO; BRONCKART, 2009; BULEA, 2010). With the results of analysis, we could characterize the didactic act of both female teachers with regard to the textual genres and the reading practices, in addition to observations by teachers themselves about their work and act. Thus, we identify the reading practices that are secularized in the Portuguese teacher s job, extend the notion of didactic gestures, and found out that the method adopted in this thesis may constitute the first step of a continued education based on concrete classroom situations
Palavras-chave: Trabalho do professor
Agir didático
Gesto didático
Gênero textual
Prática de leitura
Teacher s job
Didactic act
Didactic gesture
Textual genre
Reading practice
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Silva, Carla Messias Ribeiro da. O agir didático do professor de Língua Portuguesa e sua reconfiguração em textos de autoconfrontação. 2013. 477 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13673
Data de defesa: 16-Dec-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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