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Tipo do documento: Tese
Título: Compreensão ativa e criadora - uma proposta de ensino-aprendizagem de leitura do jornal impresso
Autor: Barros, Claudia Graziano Paes de
Primeiro orientador: Rojo, Roxane Helena Rodrigues
Resumo: Este estudo objetivou defender a tese de que os gêneros discursivos podem ser utilizados como objetos de ensino de leitura e de que as aulas de língua materna podem se constituir em espaços onde a interação entre os alunos e destes com a professora pode colaborar para o desenvolvimento de suas capacidades de linguagem. Procuramos, então, desenvolver um projeto de leitura com alunos de oitava série de escola pública estadual do Estado de São Paulo, em que se utilizou a primeira página de jornal impresso como objeto de ensino. Para a elaboração do projeto de ensino, recorremos às considerações de Vygotsky sobre o desenvolvimento humano e o aprendizado e a importância das interações na construção do conhecimento. Estes pressupostos vygotskianos aliaram-se às idéias de Bakhtin acerca da natureza social da linguagem e de sua constituição dialógica, a partir da qual a leitura é considerada como um processo de compreensão ativa que acarreta uma série de inter-relações complexas que enriquecem o já compreendido com novos elementos no diálogo dos enunciados. A análise dos dados revelou que o gênero primeira página de jornal impresso atuou como um instrumento de ensino-aprendizagem de leitura e pudemos observar como o conhecimento sobre o gênero foi promovendo novas possibilidades de leitura, indicando novos caminhos para as reflexões que iam sendo tecidas no ato de compreender. Esses momentos de interação são os que melhor desvelaram o ato de leitura como um processo de compreensão ativa, em que as palavras do outro colega ou professora constituíram elos na cadeia da enunciação verbal que se ligavam e construíam novos sentidos o que possibilitou a ampliação das capacidades de leitura dos alunos, através da observação e integração dos materiais verbais e pictográficos
Abstract: This study has as its aim to defend the thesis that discourse genres can be used as a resource for teaching reading and that mother language lessons can be spaces where the interaction between pupils and the teacher and pupils among themselves can encourage the development of their linguistic capacities. We have then made efforts to develop a reading project with pupils of the last grade of the basic level at a state public school of São Paulo State, using the first page of a printed newspaper as an educational resource. For the elaboration of the education project, we appealed to Lev Vygotsky s proposals on human development and learning and the importance of interactions in the construction of knowledge. Vygotskian assumptions were combined with Bakhtinian ideas concerning the social nature of language and of its dialogical constitution, a perspective that sees reading as a process of active understanding that produces a series of complex inter-relationships that enrich the already understood with new elements in the utterances dialogue. Data analysis showed that the first page of a printed newspaper worked out as an instrument for teaching-learning reading and we could notice that knowledge about genre brought to the fore new possibilities of reading, indicating new ways for the reflections that were created in the very act of understanding. These moments of interaction were the places that better demonstrated the reading act to be a process of active understanding where the words of the other be they a colleague or a teacher - constitute links in the chain of verbal enunciation whose relationships construct new senses that make possible broadening the pupils reading capacities by means of the reflection on and the integration of the verbal and pictorial materials
Palavras-chave: Letramento
Ensino-aprendizagem de língua materna
Gêneros discursivos
Bakhtin
Vygotsky
Jornais
Leitura (Ensino elementar)
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Barros, Claudia Graziano Paes de. Compreensão ativa e criadora - uma proposta de ensino-aprendizagem de leitura do jornal impresso. 2005. 221 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13690
Data de defesa: 19-Dec-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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