???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13693
Tipo do documento: Tese
Título: Interdisciplinaridade ou puzzle disciplinar? uma investigação em um curso de Letras/Inglês
Autor: Carvalho, Eliana Márcia dos Santos 
Primeiro orientador: Celani, Maria Antonieta Alba
Resumo: Esta pesquisa em Linguística Aplicada tem como objetivos: investigar a aplicabilidade de ações interdisciplinares no contexto universitário e confrontar conceitos de interdisciplinaridade dos professores da graduação com as concepções indicadas no Projeto Pedagógico de Curso de uma Universidade. Ao longo desta escrita, procurei responder indagações sobre a natureza das ações docentes de um Curso de Letras/Inglês que tem um currículo nas linhas de uma abordagem interdisciplinar. Embora ainda não exista uma pronta definição para o termo interdisciplinaridade, as concepções dos professores envolvidos nesta pesquisa foram o ponto principal para fazer uma confrontação com as ações desenvolvidas no curso de graduação. A abordagem interdisciplinar é o foco deste trabalho. Esta pesquisa tem como contexto a realidade de um Curso de Letras/Inglês de uma Universidade multicampi do nordeste brasileiro. Os estudos desenvolvidos possibilitaram a compreensão da interdisciplinaridade não como um puzzle disciplinar , mas como uma atitude educacional em que as interligações pessoais, metodológicas e acadêmicas são possíveis. A metodologia adotada foi a hermenêutica com base em Ricoeur (1990, 2006), na qual pude textualizar as entrevistas e questionários, instrumentos utilizados para coletar as informações que subsidiam esta pesquisa. As ações docentes do Curso de Letras/Inglês do campus em foco remete ao campo do estudo interdisciplinar postulado por Japiassu (1976), Fazenda (1979, 2008, 2011, etc.) e Pombo (1993, 2011). O estudo de História da Filosofia das Ciências em Lisboa-PT fez-me compreender a interdisciplinaridade como manifestação atual da unidade da ciência na escola. A interpretação dos textos oriundos dos questionários e da entrevista com base nos pilares coerência, humildade, espera, desapego e respeito que pautam a atitude interdisciplinar, expressa a necessidade de uma urgente reforma curricular e mudança de postura no ambiente educacional
Abstract: This research in Applied Linguistics has two goals: to investigate the applicability of interdisciplinary actions in the university and to confront the concepts of interdisciplinarity by graduation teachers with the conceptions indicated in the Pedagogic Project of university course. Throughout this writing I tried to answer questions about the nature of teaching actions of a College degree in English Language Teaching that has a curriculum guided by the interdiciplinarity approach. Although there still no a ready definition to the term interdisciplinarity, the teachers conceptions were the main point to do a confrontation with the actions developed in the College Course. The interdisciplianrity approach is the focus of this work. The research has as its context the reality of a College degree in English Language Teaching from a multicampi University in the Brazilian Northeast . The developed studies provided an understanding of interdisciplinarity not as a "disciplinary puzzle", but as an educational attitude where personal, academic and methodological interconnections are possible. The methodology adopted was based on Ricoeur s hermeneutic (1990, 2006), where it was possible change as texts the interview and the questioner, instruments used to collect the information supporting this research. The teachers actions of the College degree in English Language from the campus focused refers to the to the field of interdisciplinary postulated by Japiassu (1976), Fazenda (1979, 2008, 2011, etc.), Pombo (1993, 2011). The study of História da Filosofia das Ciências in Lisboa-PT made me understand the interdisciplinarity as the current manifestation of the unity of science in school. The interpretation of texts from the questionnaires and interviews based on the pillars consistency, humility, expecting, detachment and respect - that guide interdisciplinary attitude, expresses an urgent necessity for curriculum reform and change of attitude in the educational environment
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Puzzle disciplinar
Formação do Professor de Inglês
Interdisciplinarity
Disciplinary puzzle
College degree in language teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Carvalho, Eliana Márcia dos Santos. Interdisciplinaridade ou puzzle disciplinar? uma investigação em um curso de Letras/Inglês. 2014. 152 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13693
Data de defesa: 16-Sep-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eliana Marcia dos Santos Carvalho.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.