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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13695
Tipo do documento: Tese
Título: A crítica ao poder em textos líricos dos séculos XIII, XVII e XX: um enfoque sistêmico-funcional
Autor: Oliveira, Ulisses Tadeu Vaz de 
Primeiro orientador: Ikeda, Sumiko Nishitani
Resumo: O objetivo desta pesquisa, de cunho crítico, é a identificação das estratégias persuasivas feitas por autores de diferentes épocas com vistas à crítica de detentores de poder em seus respectivos contextos. Para tanto, a presente pesquisa visa a realizar um estudo multifuncional, sob a ótica teórico metodológica da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), de produções literárias de três épocas distintas, mas semelhantes na relação de seus autores com o poder vigente e alvo de suas críticas, a saber: (a) cantigas de escárnio e de maldizer de Gil Pérez Conde (século XIII); (b) poemas de Gregório de Matos Guerra (século XVII); e (c) canções de Chico Buarque de Holanda (século XX). A análise dessas produções apoia-se nas propostas da GSF, para a qual a oração é um evento social, cuja estrutura serve para construir três tipos de significados, ou metafunções, simultâneos: Ideacional (refere-se à informação), Interpessoal (refere-se à interação entre produtor e receptor envolvidos no processo linguístico) e Textual (refere-se à construção do texto de acordo com as exigências do meio sócio histórico cultural). A GSF envolve não só a Linguística Crítica, uma abordagem que tenta casar um método de análise linguística textual com uma teoria social da linguagem em processos políticos e ideológicos, mas também a Modalidade e a Avaliatividade, uma ampliação teórica da metafunção Interpessoal, que envolve o posicionamento do autor sobre o conteúdo da mensagem. Paralelamente à Avaliatividade, nesse confronto com as autoridades, verifica-se o cuidado dos autores em observar as necessidades decorrentes do trabalho de face, ou polidez. A pesquisa visa a responder às seguintes perguntas: (a) Como é feita a crítica ao poder nas diferentes épocas selecionadas? (b) Que escolhas lexicogramaticais em termos das metafunções Ideacional e Interpessoal foram feitas para a realização dessa crítica? (c) Que elementos retóricos realizaram a persuasão nesse processo? Os resultados mostram que o dialogismo dos textos, no uso de estruturas persuasivas similares, os agregam numa subcategoria do gênero satírico, conforme o contexto de repressão que os abrange. Em contrapartida, as diferenças nas estratégias persuasivas apontadas através das análises evidenciam a unicidade dos textos e seus autores
Abstract: The objective of this critical research is the identification of the persuasive strategies that authors from different times used to criticize power holders in their respective contexts. Therefore, the present research aims to conduct a multifunctional study in the theoretical-methodological perspective of the Systemic- Functional Grammar (SFG) of literary productions from three distinct eras, but similar in the relationship of the authors with the existing power and target of their criticisms, namely: (a) satirical chants of Gil Pérez Conde (thirteenth century); (b) poems of Gregorio de Matos Guerra (seventeenth century); and (c) songs of Chico Buarque de Holanda (twentieth century). The analysis of these productions is based on the SFG proposals. It considers the clause as a social event, for which the structure serves to woven together three concurrent types of meanings, or metafunctions: Ideational (refers to information), Interpersonal (refers to the interaction between the producer and the receiver involved in the linguistic process) and Textual (refers to the text construction according to the requirements of the socio-historical-cultural environment). The SFG involves not only the Critical Linguistics, which is an approach that tries to match a textual linguistic analysis method with a social language theory in political and ideological processes, but also the Modality and Appraisal a theoretical extension of the Interpersonal metafunction that blends the author`s positioning with the message content. In this confrontation against the authorities, Appraisal works alongside of the care authors show redressing of affronts to face posed by face-threatening, or politeness. The research aims to answer the following questions: (a) How is power criticism made in the chosen different times? (b) What lexicogrammatical choices were made to criticize in terms of the Ideational and Interpersonal metafunctions? (c) What did rhetorical elements build the persuasion in this process? The results show that the dialogism of the texts points out to the use of similar persuasive structures that identify a satirical genre subcategory, which aggregates texts due to the repression context wrapping them. On the other hand, differences in the persuasive strategies, identified through the analysis, present the uniqueness of the texts and their authors
Palavras-chave: Literatura
Repressão
Persuasão
Gramática Sistêmico-Funcional
Linguística crítica
Literature
Repression
Persuasion
Systemic functional grammar
Critical linguistics
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Oliveira, Ulisses Tadeu Vaz de. A crítica ao poder em textos líricos dos séculos XIII, XVII e XX: um enfoque sistêmico-funcional. 2014. 136 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13695
Data de defesa: 15-Sep-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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