???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13703
Tipo do documento: Tese
Título: Manifestações de emoção nas relações interpessoais em um curso on-line
Autor: Tavares, Maristela Rivera 
Primeiro orientador: Ramos, Rosinda de Castro Guerra
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar como professores-tutores e alunos de uma turma do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais a distância de uma instituição privada de ensino manifestam significados de afeto nas relações interpessoais estabelecidas em contextos digitais de educação a distância, mais especificamente, nas mensagens de fóruns de discussão e chats, momentos de interação pessoal e movimentos dialógicos. O referencial teórico incluiu a complexidade de Morin (1990, 1995, 1999, 2000, 2005, 2008), Moraes e Valente (2008), Moraes e Navas (2010), Moraes (2004a, 2004b, 2008, 2010), Mariotti (2007), La Torre (2010) e Maturana (1998); os conceitos de interação on-line segundo Moore (1989, 1993), Anderson (2003, 2008) e Valente (2005, 2009, 2011); os atributos relacionados às emoções, aos sentimentos e à afetividade na Educação e na Educação a Distância de acordo com (Maturana, 1998), Wallon (1971, 1995), Moraes (2008) e Wosnitza e Volet (2005); a Gramática Sistêmico-Funcional à luz de Martin e White (2005), Ramos (1997), Eggins (1994), Halliday (1985) e Almeida (2010). Para esta pesquisa, caracterizada como estudo de caso (JOHNSON, 1992; NUNAN, 1992; Yin, 1984), o primeiro passo foi coletar todas as postagens dos fóruns de discussão e dos chats de duas disciplinas do curso em questão. O passo seguinte foi selecionar e categorizar as mensagens que continham itens léxicogramaticais por meio dos quais os significados atitudinais do afeto se revelavam. Os resultados mostraram que 13,59% das mensagens postadas continham significados atitudinais de afeto (em sua maioria, positivos) em seu conteúdo. Dessas mensagens, 51,58% provinham de fóruns de discussão e 71,60% foram postadas por alunos. Por fim, este trabalho tem a intenção de contribuir não só para a área de formação de professores e professores-tutores como também para a prática do desenho de cursos on-line
Abstract: This study aims at investigating how professor-tutors and students from a discipline in the Technology Distance Course in Management Process from a private education institution show manifestations of affection through interpersonal relations in digital distance learning contexts, i.e., in the discussion forums messages and chats, personal interaction moments and dialogic movements. The theoretical framework includes the complexity as defended by Morin (1990, 1995, 1999, 2000, 2005, 2008), Moraes and Valente (2008), Moraes and Navas (2010), Moraes (2004a, 2004b, 2008, 2010), Mariotti (2007), La Torre (2010) and Maturana (1998); the concepts of online interaction according to Moore (1989, 1993); Anderson (2003, 2008) and Valente (2005, 2009, 2011); the attributes related to emotions, feelings and affection in Education and Distance Education as proposed by (Maturana, 1998), Wallon (1971, 1995), Moraes (2008) and Wosnitza and Volet (2005); the Systemic- Functional Grammar as stated by Martin and White (2005), Ramos (1997), Eggins (1994), Halliday (1985) and Almeida (2010). For this research study, considered a case study (JOHNSON, 1992; NUNAN, 1992; Yin, 1984), the first step was to collect all posted messages from discussion forums and chats from two disciplines of the mentioned course. The next step was to select and categorize the messages containing lexical-grammar items through which the attitudinal meanings of affection were revealed. The results showed that 13.59% of the messages posted included affection attitude meanings (mostly positive) in their content. Among these messages, 51.58% came from discussion forums and 71.60% were posted by students. Lastly, this study aims at contributing not only to teacher and tutor education, but also to the practice of online course design
Palavras-chave: Emoções
Educação a distância (EAD)
Complexidade
Relações interpessoais
Significados atitudinais de afeto
Gramática sistêmico-funcional
Emotions
Distance Education
Complexity
Interpersonal relations
Affection attitudinal meanings
Systemic-Functional Grammar
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Tavares, Maristela Rivera. Manifestações de emoção nas relações interpessoais em um curso on-line. 2014. 220 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13703
Data de defesa: 3-Dec-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maristela Rivera Tavares.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.