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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13712
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os sentidos-e-significados em uma reunião de formação: uma discussão sobre o conceito de gestão em cadeia criativa
Autor: Zucherato, Cristiane Lemos Bortoletto
Primeiro orientador: Lessa, Angela Brambila Cavenaghi Themudo
Resumo: Este trabalho, da área de Linguística Aplicada, está fundamentado na Teoria da Atividade Sócio-histórico-cultural (TASHC) e tem por objetivo geral analisar e compreender criticamente como o conceito de gestão é desenvolvido de forma colaborativa em reunião de formação para gestores escolares. Mais especificamente, é objetivo desta pesquisa: (a) investigar, estudar e compreender criticamente os sentidos-e-significados compartilhados sobre o conceito de gestão que emergem em uma reunião de formação na Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo (SME-SP) e (b) analisar como estes sentidos-e-significados foram compartilhados. Considerando o objetivo geral e os objetivos específicos baseados no contexto mencionado, este trabalho busca responder as seguintes questões de pesquisa: Quais os sentidos-e-significados compartilhados, sobre o conceito de gestão, construídos em uma reunião da SME? Como esses sentidos-e-significados foram compartilhados? Esta pesquisa se justifica pela importância da compreensão crítica dos conceitos que normalmente são apresentados de forma cristalizada em contextos de formação de educadores, e que podem se transformar durante o desenvolvimento das reuniões e assessorias realizadas com foco na ação colaborativa com os gestores participantes. Além disso, outro aspecto importante relaciona-se à necessidade de compreender como os gestores da educação se apropriam e constroem, também de forma colaborativa, as formas de gestão frente às necessidades presentes no contexto escolar. A metodologia de pesquisa se organiza a partir de questões que envolvem a linguagem como prática social em contextos de ação e constitui-se como um Estudo de Caso que evidencia as relações de transformação social constatadas na e pela linguagem dos participantes da pesquisa. O instrumento utilizado para a coleta e geração dos dados foi uma gravação em vídeo realizada de uma reunião de formação na SME e pertencente ao banco de dados produzido pela Profa. Dra. Fernanda Coelho Liberali em seu projeto intitulado Gestão Escolar em Cadeia Criativa. Os dados foram posteriormente transcritos e analisados com base nas categorias linguísticas do tipo de perguntas (NININ, 2013) a fim de evidenciar como o conceito de gestão foi desenvolvido na reunião de formação. As observações realizadas foram analisadas e interpretadas com base nos pilares teóricos da TASCH e gestão escolar e educacional. Os resultados da pesquisa apontam para o desenvolvimento do conceito de gestão pelos participantes da reunião de formação em cadeia criativa com importante papel da professora-formadora na produção colaborativa de conhecimento
Abstract: This work, in the Applied Linguistics area, is based on the socio-culturalhistorical activity theory (SCHAT) and has the objective to critically analyze and understand how the concept of management is collaboratively developed in training meeting for school administrators. More specifically, the objective of this research is to: (a) investigate, study and critically understand the shared senses-and-meanings on the management concept that emerge in a training meeting at the Municipal Department of Education of São Paulo (SME-SP) and (b) analyze how these senses-and-meanings were shared. Considering the general objectives and specific objectives based on the mentioned context, this paper seeks to answer the following research questions: Which senses-andmeaning shared on the management concept, were built at a meeting of SME? How were these senses-and-meanings shared? This research is justified by the importance of critical understanding of the concepts that are usually presented in a crystallized manner in teacher training contexts, and that they could change during the development of the meetings held and consulting services focusing on collaborative action with the participating managers. In addition, another important aspect relates to the need to understand how managers take ownership of education and also build collaboratively forms of management when faced with the needs of the school context. The research methodology is organized from issues involving language as social practice in its contexts and is constituted as a Case Study that shows the relationships of social transformation found in and through language of the research participants. The instrument used for the collection and generation of data was a video recording of a training meeting held in SME and belongs to the database produced by Prof. Dra. Fernanda Coelho Liberali in her project entitled School Management in Creative Chain. The data was later transcribed and analyzed on the basis of linguistic categories of the type of question (Ninin, 2013) in order to show how the management concept was developed in the training meeting. The observations were analyzed and interpreted based on theoretical pillars of SCHAT as well as school and educational management. The research results point to the development of the concept of management by the creative chain training meeting participants with an important role of the teacher-trainer in the collaborative knowledge production
Palavras-chave: Formação
Gestão
Cadeia criativa
Sentidos-e-significados
Formation
Management
Creative chain
Senses-and-meanings
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Zucherato, Cristiane Lemos Bortoletto. Os sentidos-e-significados em uma reunião de formação: uma discussão sobre o conceito de gestão em cadeia criativa. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13712
Data de defesa: 27-Jan-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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